4 de setembro de 2025
Eleição suplementar em Três Rios terá cinco candidatos na disputa
Compartilhe:

Cinco candidaturas foram registradas para disputar a eleição suplementar para prefeito e vice-prefeito de Três Rios, na Região Centro-Sul Fluminense, que será realizada em 5 de outubro. O prazo para inscrições dos candidatos encerrou no último domingo (31), e a Justiça Eleitoral deverá julgar todos os pedidos até 19 de setembro, conforme o calendário aprovado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A propaganda eleitoral começou no sábado, dia 30 de agosto, mas, diferentemente de eleições regulares, não haverá propaganda gratuita em rádio e TV.

A nova disputa foi convocada após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmar a inelegibilidade de Joa Barbaglio (Republicanos), reeleito em 2024, devido à rejeição de suas contas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). A decisão tornou inevitável a convocação de um novo pleito, redesenhando o tabuleiro político local.

Os candidatos confirmados

Por ordem alfabética, estão na corrida:

  • Anderson Bento de Medeiros (PRD), conhecido como professor Anderson Muriçoca, tem como vice Jozemar Corrêa (Dão), também do PRD.
  • Beatriz Retto Bogossian (PSD), em chapa pura com Juliano Maia como vice.
  • Jonas Mascarenhas Macedo (Podemos), o Jonas Dico, atual prefeito interino, encabeça coligação com o MDB. O vice é Arsonval Macedo Liliu (MDB).
  • Jorge Luis de Almeida (DC), em chapa com Luis Fernando Coelho (DC) como vice.
  • Juarez de Souza Pereira (Solidariedade), o Juarez da Saúde, disputa em coligação com o Novo. O vice é o professor Jacqueson Martins Lima (Novo).

Movimentações políticas e apoios

A oficialização das candidaturas confirmou articulações de bastidores. O petista Leandro Galdino desistiu da disputa e declarou apoio a Beatriz Retto Bogossian, reforçando a candidatura da vereadora do PSD. Já o campo político ligado à família Poncio — representado pelo empresário e pastor Márcio Poncio e pela deputada estadual Sara Poncio (Solidariedade) — atua na coligação de Juarez da Saúde, que lançou campanha com caminhada no centro da cidade.

Na outra ponta, Anderson Muriçoca fez um lançamento oficial no Clube Atlético Entre Rios, reunindo cerca de 500 apoiadores, segundo a organização. Em discurso, o vereador mais votado em 2024 destacou que sua candidatura nasceu de “escuta popular” e prometeu dar continuidade à sua atuação parlamentar em defesa de melhorias sociais.

O atual prefeito interino, Jonas Dico, aposta na visibilidade do cargo e na aliança com o MDB para fortalecer sua posição. Já o candidato Jorge Almeida (DC) ainda não divulgou agenda pública de campanha.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/eleicao-suplementar-em-tres-rios-tera-cinco-candidatos-na-disputa-pela-prefeitura-em-outubro/