23 de novembro de 2024
Eleições 2024: Átila Nunes é o primeiro deputado a reassumir
Compartilhe:

Da trupe que assumirá uma vaga em definitivo na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), fruto das mudanças causadas pelas eleições municipais, o deputado estadual Átila Nunes (PSD) foi o primeiro a ser convocado pela Mesa Diretora. Nunes herdou a vaga de Eduardo Cavaliere, eleito vice-prefeito na chapa de Eduardo Paes.

No expediente inicial, desta terça-feira (08/10), fez um balanço da gestão do Governo Lula, de quem costuma ser um crítico feroz, e das eleições municipais, dizendo que tanto o presidente Lula quanto Jair Bolsonaro saíram derrotados do pleito.

A partir de janeiro de 2025, também assumem o mandado em definitivo o delegado Carlos Augusto (PL), que entra no lugar Doutor Serginho, futuro prefeito de Cabo Frio; Lilian Behring (PCdoB), no lugar de Andrezinho Ceciliano (PT), eleito em Paracambi; e Marcelo Dino (União Brasil), que passa a ocupar a cadeira de Márcio Canella, eleito em Belford Roxo.

Outro que garante cadeira no próximo ano na Alerj é Sérgio Fernandes (PSD), assumindo o lugar deixado por Luiz Cláudio Ribeiro (Republicanos), eleito prefeito em Mangaratiba.

Novas convocações de suplentes

Também deve ser convocado o quarto suplente do PL, Douglas Gomes. Como Renan Jordy e Bruno Boaretto já estão na Alerj em substituição a Doutor Deodalto (Secretaria de Agricultura) e Anderson Moraes (Secretaria de Ciência e Tecnologia), respectivamente, ele pode ocupar o lugar de Douglas Ruas, que segue como secretário das Cidades.

A eleição de Márcio Canella também pode render frutos para Marcos Muller, que pode retornar a Casa se Bruno Dauaire permanecer na pasta da Habitação.

A Alerj também deverá convocar Raiana do Chiquinho (PSD), caso Carlos Caiado permaneça na prefeitura do Rio como secretário de Habitação. A vice-prefeita de Araruama é a quarta suplente do partido.

Segundo turno

As mudanças ainda podem continuar no segundo turno, como Leo Vieira (Republicanos) e Valdecy da Saúde (PL), em São João de Meriti, e Yuri (PSOL), em Petrópolis.  

Se Vieira for eleito, o ex-deputado Alexandre Knoplock retorna à Alerj. No caso de Valdecy sair vitorioso, quem ocupa seu lugar é Tarcimar Hoendel (PL). Na Região Serrana, uma provável vitória de Yuri abriria vaga para Benny Briolly.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/eleicoes-2024-atila-nunes-e-o-primeiro-deputado-a-reassumir-seu-mandato-na-alerj/