18 de janeiro de 2025
Eleições 2026: Bolsonaro aparece à frente de Lula nas intenções
Compartilhe:

O Instituto Gerp divulgou nesta sexta-feira (17) uma nova pesquisa sobre as intenções de voto para presidente da República nas eleições de 2026. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) lidera com 34%, contra 28% de Lula. No cenário espontâneo, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, os dois aparecem tecnicamente empatados com 15% e 14%, respectivamente. A surpresa do levantamento é o nome da ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, que se concorresse hoje no lugar do marido teria 23%, contra 29% de Lula.

No primeiro cenário, quando foram apresentados os nomes dos candidatos, Bolsonaro aparece com 34% contra 28% do presidente Lula. Pablo Marçal aparece em terceiro com 6%, empatado tecnicamente com Gustavo Lima (5%). Em quarto lugar aparece o governador de Minas gerais, Romeu Zema (Novo), com 4%, seguido pelo governador do Paraná, Ratinho Jr (PSD), que tem 2%. OP governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), foi citado por apenas 1% dos entrevistados. Os que ainda não sabem em quem vai votar somam 12% e outros 8% afirmaram que não votaria em nenhum dos nomes apresentados.

Na pesquisa espontânea, quando não são citados os nomes dos candidatos, Bolsonaro tem 15% e Lula 14%. Gustavo Lima aparece em terceiro com 2% e Pablo Marçal em quarto, com 1%. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (PL) ocupa a quinta colocação, com 1%. Romeu Zema, Ratinho Jr., Michelle Bolsonaro, Ronaldo Caiado e Eduardo Bolsonaro não pontuaram e 66% disseram que ainda não sabem em quem vão votar.

Cenário sem Bolsonaro mostra Michelle colada em Lula

Lula lidara em todos os cenários sem o nome de Bolsonaro, mas com vantagem muito pequena sobre Michelle Bolsonaro. O presidente aparece com 29%, contra 23% da ex-primeira-dama. Pablo Marçal vem em terceiro, com 8%, seguido por Gustavo Lima (7%), Romeu Zema (5%), Ratinho Jr. (4%) e Ronaldo Caiado (3%). Os que não votaram em nenhum deles somam 11% e os que não sabem ou não responderam são 9%.

O Gerp também quis saber a opinião dos eleitores num cenário sem o nome de Bolsonaro, Lula lidera com 29%, seguido por Tarcísio de Freitas, que tem 14%. O governador de São Paulo está empatado tecnicamente com Pablo Marçal, que vem em terceiro com 11%. Em seguida aparecem Gustavo Lima (9%), Ratinho Jr. (5%), Romeu Zema (4%) e Ronaldo Caiado (3%). Não sabem ou não responderam somam 14% e 12% afirmaram que não votaria em nenhum deles.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) teria um desempenho pior do que o da madrasta se fosse concorrer com Lula. O presidente teria 30%, contra 13% do filho de Bolsonaro. Marçal vem em terceiro com 11%, seguido por Gustavo Lima (8%), Romeu Zema (7%), Ratinho Jr. (6%) e Ronaldo Caiado (4%). Entre os entrevistados, 11% disseram que não votariam em nenhum deles e 10% ainda não escolheram o candidato.

Rejeição e avaliação do governo

Quando perguntados em quem não votariam de jeito nenhum, 47% dos entrevistados disseram que não votariam em Lula e 37% em Bolsonaro. A lista segue com Eduardo Bolsonaro (21%), Michele Bolsonaro (20%), Gustavo Lima (18%), Pablo Marçal (16%), Ratinho Jr. (14%), Romeu Zema (10%), Ronaldo Caiado (10%) e Tarcísio de Freitas (9%). Aqueles que responderam que votariam em qualquer um deles são 1%, os que ainda não sabem 6% e 2% não votaria em nenhum deles.

O Gerp também perguntou sobre a avaliação do trabalho do presidente Lula, que foi classificado como péssimo por 31% dos entrevistados. Aqueles que consideram ruim são 13%, enquanto 25% avaliaram como regular, 20% como bom e apenas 8% como ótimo. Os que não sabem somam 3%.

O Gerp realizou 2 mil entrevistas entre os dias 11 e 15 de janeiro. A margem de erro é de 2,24% para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95,55%.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/eleicoes-2026-bolsonaro-aparece-a-frente-de-lula-nas-intencoes-de-voto-aponta-gerp/