
Três municípios do Paraná e um do Rio de Janeiro, que somam 78.663 eleitores, realizam neste domingo (5) eleições suplementares para os cargos de prefeito e vice-prefeito. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as novas votações ocorrem das 8h às 17h, no horário de Brasília, em Cruzeiro do Iguaçu, São João e São Tomé, no Paraná, e em Três Rios, no Rio de Janeiro.
Em Cruzeiro do Iguaçu e São João, as eleições foram convocadas após decisões da Justiça Eleitoral que cassaram os diplomas do prefeitos eleitos em 2024. Já em São Tomé e Três Rios, houve indeferimento dos registros de candidatura das chapas eleitas. Os vencedores do pleito deste domingo exercerão mandato até 31 de dezembro de 2028.
A eleição suplementar que seria realizada neste domingo em Muaná (PA) foi suspensa por decisão da ministra Isabel Gallotti, do TSE. Ela concedeu tutela antecipada que reconduziu aos cargos o prefeito Marcos Paulo Barbosa Pantoja (PSD) e o vice, Gilmar Nunes Vale (PSDB), até análise definitiva do caso pelo plenário do tribunal.
No Paraná, doze candidatos disputam cargos em prefeituras
No Paraná, no total doze candidatos disputam cargos na prefeitura de três cidades. Em Cruzeiro do Iguaçu, 3.536 pessoas decidem entre a chapas composta por Dilmar Turmina (PDT) e Vonei Vacca (PP), ou por Jean Carlos Cardoso (Republicanos) e Alvir Guyss (Podemos).
Já em São João, município com 8.945 eleitores, concorrem a prefeito Joni Zanella Ferreira (PL) e Altair José Gasparetto (PSDB), com os vices Fabiana Mioranza (PSD) e Quitéria Machado (MDB), respectivamente.
Em São Tomé, 4.874 eleitores escolhem se a prefeitura será comandada por João Paulo Travassos Raddi (Republicanos) ou Vagner Polizel (Solidariedade). Para vice-prefeito, disputam Osmir dos Santos (Republicanos) e Elvis Eduardo Pereira (MDB), respectivamente.
Mais de 60 mil eleitores vão às urnas em Três Rios em eleições suplementares
No município de Três Rios (RJ), o maior colégio eleitoral entre os quatro, com mais de 60 mil eleitores, cinco candidatos estão na disputa para prefeito. Eles são Anderson Bento de Medeiros (PRD), Beatriz Retto Bogossian (PSD), Jonas Mascarenhas Macedo (Podemos), Jorge Luis de Almeida Junior (Democracia Cristã) e Juarez de Souza Pereira (Solidariedade).
Os candidatos a vice-prefeito são, respectivamente, Jozemar Correa de Lima (PRD), Juliano Bento Maia (PSD), Arsonval Silveira Macedo Netto (MDB), Luis Fernando Coelho (Democracia Cristã) e Jacqueson Martins Lima (Novo).
Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br/brasil/eleitores-urnas-eleicoes-suplementares-2025/