O deputado Elmar Nascimento (União Brasil-BA) e o presidente do PSD, Gilberto Kassab, se reuniram na noite de quarta-feira (4), em São Paulo, para traçar uma estratégia conjunta contra a candidatura de Hugo Motta (Republicanos-PB) à presidência da Câmara dos Deputados.
Os dois acordaram que tanto Elmar quanto Antonio Brito (PSD-BA), candidato apoiado por Kassab, permanecerão na disputa, apesar das tentativas de outros partidos e do atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), de buscar um nome de consenso.
Lira não anunciou seu candidato em agosto, como se comprometera
Esse movimento cria um impasse para Lira, que até o momento não conseguiu definir e anunciar publicamente um candidato de sua preferência, como havia prometido fazer até o final de agosto. Embora Elmar tenha sido cotado como o nome mais provável, ele enfrenta resistências, principalmente por parte do governo federal, já que é adversário do PT na Bahia, estado governado pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa.
Além disso, a possibilidade de o presidente Lula apoiar Hugo Motta diretamente coloca o governo em uma posição delicada, já que o presidente havia declarado anteriormente que não interferiria na disputa pelo comando da Câmara.
Enquanto isso, as articulações políticas seguem em ritmo intenso, especialmente após Marcos Pereira ter comunicado a Lula, na terça-feira (3), que desistiria da corrida, o que fortaleceu Motta como o novo favorito na disputa pela sucessão de Lira.
Com informações de Poder 360
LEIA MAIS
Fonte: https://agendadopoder.com.br/elmar-e-kassab-articulam-resistencia-a-candidatura-de-hugo-motta-para-presidencia-da-camara/