21 de novembro de 2024
Em Barra do Piraí prefeito estica feriadão e atrasa transição
Compartilhe:

Apesar da Lei Orgânica do Município estipular que 45 dias antes do término do mandato do atual prefeito a transição de governo deve ser iniciada, em Barra do Piraí a prefeita eleita Katia Miki (Solidariedade) só deve começar a ter acesso aos dados da gestão municipal na segunda-feira (25). Até agora o prefeito Mário Esteves (MDB) não liberou oficialmente o acesso das informações à equipe de transição da futura prefeita. Os dados que ela vem obtendo são através de funcionários efetivos da prefeitura que vêm repassando as informações informalmente.

Como o prefeito esticou o feriadão na prefeitura por toda esta semana, decretando ponto facultativo nesta quinta-feira (21) e na sexta-feira (22), só na segunda-feira (25) a assessoria de Katia Miki vai dar entrada no ofício reivindicando a transição de governo, já que o prazo definido pela Lei Orgânica começou a valer na última sexta-feira, dia 15. Mesmo se o prefeito não responder ao ofício imediatamente, Katia vai começar a percorrer as secretarias municipais para buscar as informações que precisa.

Esta semana ela começou a definir o futuro secretariado. O advogado Christopher Taranto, ex-presidente da OAB na cidade, foi anunciado para a Secretaria de Ambiente. Taranto concorreu a vereador pelo Solidariedade, partido da prefeita, mas não foi eleito. Para a Secretaria do Distrito da Califórnia e São José do Turvo foi escolhido o empresário Gabriel Carvalho da Cunha, e para Educação a professora Cleide Mara dos Santos Rocha.

Nos meios políticos da cidade as informações são de que Gabriel teria sido indicado pelo deputado estadual Munir Neto (PSD) e seu irmão, o prefeito de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto (PP), que apoiaram a candidatura de Katia. Já a professora Cleide Mara seria indicação do deputado estadual André Corrêa (PP), que também apoiou a prefeita eleita.

Apesar de ainda não terem sido anunciados, outros nomes já vêm atuando como futuros integrantes da equipe. A secretaria de Comunicação vai ser comandada por Hugo Matos, já a pasta de Cultura ficará com o cineasta e antropólogo Gabriel Barbosa. Para o comando do Fundo de Previdência irá Roberto Bichara de Melo, que já comandou o órgão em governos anteriores.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/em-barra-do-pirai-prefeito-estica-feriadao-e-atrasa-transicao-de-governo/