22 de setembro de 2024
Compartilhe:

O deputado estadual e apresentador de TV Mauro Tramonte (Republicanos) e o deputado estadual João Leite (PSDB) lideram a primeira pesquisa Datafolha para a Prefeitura de Belo Horizonte nas eleições de 2024. Tramonte conta com 19% das intenções de voto, enquanto Leite aparece com 12%. Com uma margem de erro de quatro pontos percentuais, os dois estão tecnicamente empatados na liderança.

Caso Leite não entre na disputa, Tramonte lidera isolado com 23%, a três meses das eleições municipais.

A pesquisa Datafolha, realizada entre terça (2) e quinta (4), entrevistou 616 eleitores de Belo Horizonte e tem um nível de confiança de 95%. Embora seja um pré-candidato, Leite ainda não confirmou sua participação na corrida eleitoral. As candidaturas devem ser definidas até 5 de agosto, data-limite para as convenções partidárias estabelecida pela Justiça Eleitoral.

Os candidatos de esquerda também aparecem na disputa: Duda Salabert (PDT) com 10% e Rogério Correia (PT), apoiado pelo presidente Lula, com 8%. O senador Carlos Viana (Podemos) e Bruno Engler (PL), apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, pontuam 8% e 7%, respectivamente.

O atual prefeito, Fuad Noman (PSD), foi citado por 6% dos entrevistados, enquanto Gabriel Azevedo (MDB), presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, aparece com 4%. Indira Xavier (UP) e Luísa Barreto (Novo), apoiada pelo governador Romeu Zema, têm 1% cada. Wanderson Rocha (PSTU) não pontuou. Votos em branco ou nulo somam 13%, e 9% dos eleitores não opinaram.

Em um cenário sem as candidaturas de João Leite e Duda Salabert, Tramonte lidera com 23%, seguido por Carlos Viana com 13%, Rogério Correia com 11%, Fuad Noman com 9% e Bruno Engler com 8%. Gabriel Azevedo tem 5%, enquanto Luísa Barreto e Indira Xavier aparecem com 2% cada, e Wanderson Rocha com 1%. Nesse cenário, 17% dos eleitores declararam votos em branco ou nulo, e 10% não opinaram.

Com informações da Folha de S.Paulo

Fonte: https://agendadopoder.com.br/em-belo-horizonte-tramonte-19-e-leite-12-lideram-em-disputa-acirrada-mostra-datafolha/