Durante a celebração do Dia do Soldado, realizada nesta quinta-feira (22) no quartel-general do Exército em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi cobrado pelo comandante do Exército, general Tomás Paiva, sobre os cortes orçamentários no setor de Defesa.
No evento, Lula condecorou atletas militares medalhistas dos Jogos Olímpicos de Paris, mas as restrições financeiras foram o tema central das declarações.
Lula entregou a Medalha do Exército Brasileiro a três atletas militares que se destacaram nos Jogos Olímpicos de Paris: os judocas Beatriz Souza, que conquistou ouro e bronze, Guilherme Schimidt, medalhista de bronze, e a jogadora de vôlei Natália Araújo, também medalhista de bronze.
Todos são sargentos do Exército e integraram o Programa de Incorporação de Atletas de Alto Rendimento.
As medalhistas de ouro no vôlei de praia, Ana Patrícia e Duda, também foram homenageadas, mas não compareceram à cerimônia.
Governo bloqueou R$ 446 milhões do Ministério da Defesa
Em março deste ano, o governo anunciou o bloqueio de R$ 446,48 milhões do Ministério da Defesa, um corte que, em julho, foi estendido a todos os ministérios como parte da estratégia para cumprir o novo arcabouço fiscal e alcançar a meta de déficit zero.
Durante a ordem do dia, o general Tomás Paiva destacou as ações do Exército no combate às enchentes no Sul do Brasil e aos incêndios no Pantanal, ressaltando que o espírito da corporação permanece forte, apesar das restrições orçamentárias. No entanto, ele frisou a necessidade urgente de mais investimentos em helicópteros, blindados e mísseis, materiais considerados essenciais para a capacidade operacional das Forças Armadas.
A questão dos cortes no orçamento da Defesa é um assunto delicado. O ministro da Defesa, José Múcio, tem desempenhado um papel importante na mediação entre o Planalto e as Forças Armadas, mas, neste ano, não houve acordo, com a justificativa de que os cortes precisavam ser distribuídos entre todos os setores.
Com informações do UOL
Fonte: https://agendadopoder.com.br/em-cerimonia-militar-lula-condecora-medalhistas-olimpicos-em-paris-e-ouve-cobranca-por-mais-verbas-para-o-exercito-veja-o-video/