16 de julho de 2025
Em conversa com Flávio Bolsonaro, Castro tenta estancar a crise
Compartilhe:

O governador do Rio, Cláudio Castro (PL), embarcou nesta terça-feira (15) para Brasília com uma agenda que vai muito além da negociação para derrubada dos vetos ao novo Programa de Pleno Pagamento das Dívidas dos Estados (Propag), do governo federal. No pano de fundo da viagem, estão as movimentações de bastidores para manter sua viabilidade política como pré-candidato ao Senado em 2026, em meio ao tensionamento interno no Partido Liberal (PL).

Na capital federal, Castro vai se reunir com o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), com quem vai buscar um novo entendimento para que possa manter seu projeto eleitoral viável. A intenção é manter o projeto que já vinha sendo costurado entre os membros do PL no Rio até a semana passada, de Castro concorrer ao Senado em dobradinha com Flávio, que buscará a reeleição, e com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O cenário mudou repentinamente após Jair Bolsonaro ter decidido lançar o deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), atual líder do partido na Câmara dos Deputados, como seu nome para o Senado. O movimento teria sido uma resposta ao descontentamento de Bolsonaro com a polêmica que envolveu a exoneração do ex-secretário estadual de Transportes, Washington Reis (MDDB)

O governador também vai se reunir com Valdemar Costa Neto, presidente nacional do PL, que tem se equilibrado entre a autoridade política da família Bolsonaro e o peso institucional de figuras como o próprio Castro.

A tensão interna no PL acendeu o alerta no Palácio Guanabara. Nos últimos dias, Castro foi sondado por lideranças de pelo menos cinco legendas: PP, União Brasil, MDB, Republicanos e PSD. Todas as siglas enxergam no governador uma peça valiosa para as eleições de 2026, caso ele opte por trocar de legenda. A movimentação reforça o desconforto com a sinalização de que o PL pode não garantir palanque ao atual chefe do Executivo fluminense no próximo pleito.

A avaliação entre aliados é que Castro busca, nesta viagem a Brasília, não apenas reafirmar sua posição institucional como governador em exercício, mas principalmente sinalizar ao mundo político que ainda tem capital para disputar uma das vagas ao Senado — com ou sem o PL. A interlocução com outras legendas serve como recado de que ele tem alternativas caso continue sendo preterido dentro do partido.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/em-conversa-com-flavio-bolsonaro-castro-tentar-estancar-a-crise-que-pos-em-risco-sua-candidatura-ao-senado/