22 de novembro de 2024
Em entrevista, Lula diz que pode abrir mão de 2026
Compartilhe:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, em entrevista à CNN Internacional, que ainda não decidiu se concorrerá à reeleição em 2026. Segundo Lula, essa decisão será tomada somente na época. “2026 eu vou deixar para pensar em 2026. Tem vários partidos que me apoiam, e eu vou discutir isso (reeleição) com muita sobriedade e seriedade”, disse à jornalista Christiane Amanpour.

Lula, de 79 anos, minimizou preocupações sobre sua idade e afirmou que “governar não é como praticar esportes. Não é a juventude que vai resolver os problemas da governança, mas a competência, a mentalidade, a saúde e os compromissos do governante”.

O presidente acrescentou que, caso seja necessário enfrentar um candidato de extrema-direita que seja “negacionista” e “não acredita na medicina e na ciência”, ele estaria disposto a concorrer novamente, embora prefira que novos líderes políticos apareçam para conduzir uma “grande renovação política” no Brasil.

A declaração de Lula segue o tom de uma entrevista concedida em junho à rádio CBN, na qual afirmou que “tem muita gente boa para ser candidato” e que ele próprio “não precisa ser o candidato”. Em 2022, durante a pré-campanha eleitoral, Lula também indicou que não pretendia buscar outra reeleição, afirmando que espera entregar o país em boas condições para o próximo mandatário em 2026

Com informações de CNN Brasil

Fonte: https://agendadopoder.com.br/em-entrevista-lula-diz-que-pode-abrir-mao-de-2026-e-defende-renovacao-politica-no-brasil/