
Durante discurso no congresso do PCdoB, em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez críticas aos Estados Unidos, justamente no momento em que o Itamaraty tenta amenizar tensões com Washington. Na fala improvisada, feita na quinta-feira (16), mas que viralizou nas redes sociais nesta sexta, Lula saiu em defesa da Venezuela e reprovou a interferência americana na região do Caribe.
“Todo mundo diz que a gente vai transformar o Brasil na Venezuela. O Brasil nunca vai ser a Venezuela e a Venezuela nunca vai ser o Brasil. Cada um será ele. O que nós defendemos é que o povo venezuelano é dono do seu destino e não é nenhum presidente de outro país que tem de dar palpite de como vai ser a Venezuela ou vai ser Cuba”, disse Lula, sem citar nominalmente o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
As declarações ocorrem após o governo americano confirmar que a CIA foi autorizada a realizar operações secretas na Venezuela para tentar derrubar Nicolás Maduro, acusado pela Casa Branca de envolvimento com o narcotráfico. A presença militar dos EUA no Caribe também foi ampliada, com navios de guerra monitorando embarcações suspeitas de tráfico de drogas.
Lula também aproveitou o evento comunista para defender o regime cubano. “Cuba não é um país de exportação de terrorista. Cuba é um exemplo de povo de dignidade”, afirmou.
O presidente ainda criticou o que chamou de “distorções disseminadas pela direita” sobre o campo da esquerda. Segundo ele, “a direita passou para a cabeça do povo que todos nós, que defendemos os direitos humanos, queremos bandido fora da cadeia. E a gente não sabe explicar isso”.
VEJA TAMBÉM:
-
Ex-general da Venezuela que citou Lula em carta colabora com autoridades dos EUA, diz site
-
EUA atacaram submarino que transportava drogas no Caribe, diz Trump
Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br/brasil/em-evento-do-pcdob-lula-ataca-estados-unidos-por-acao-na-venezuela/