O presidente Luiz Inácio Lula da Silva escolheu exclusivamente as ministras mulheres de seu governo para acompanhá-lo em um jantar com o presidente chileno, Gabriel Boric, na segunda-feira (5). O evento ocorreu na residência do embaixador brasileiro no Chile, Paulo Roberto Pacheco.
Como informa Igor Gadelha, no Metrópoles, participaram do jantar as ministras Nísia Trindade (Saúde), Esther Dweck (Gestão) e Luciana Santos (Ciência e Tecnologia). O chanceler Mauro Vieira foi o único ministro homem presente, enquanto o ex-chanceler Celso Amorim, assessor especial de Lula, também compareceu.
A decisão de Lula de incluir apenas ministras no jantar foi justificada por auxiliares como uma medida prática, devido ao tamanho reduzido da recepção na residência do embaixador, que não comportaria toda a comitiva brasileira. No total, 14 ministros acompanharam Lula na visita oficial ao Chile.
O gesto de Lula também foi interpretado como um sinal de respeito ao governo chileno, que tem paridade de gênero em seus ministérios, com metade de seus 24 ministérios ocupados por mulheres.
Durante a visita, Lula e Boric confraternizaram até o final da noite, com o embaixador servindo churrasco aos convidados. Antes do jantar, os presidentes já haviam se reunido para um almoço no Palácio de La Moneda, sede do governo chileno, e participado de um fórum empresarial.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/em-jantar-com-presidente-do-chile-lula-escolhe-apenas-ministras-mulheres-para-acompanha-lo/