21 de setembro de 2024
Compartilhe:

O ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, anunciou sua saída do PSD e filiação ao Republicanos, recusando-se a apoiar a reeleição de seu antigo vice, Fuad Noman (PSD), atual prefeito da capital mineira. A decisão foi oficializada após um jantar com o presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, na quinta-feira (25), e comunicada à cúpula local do PSD.

Segundo o deputado federal Cássio Soares, presidente do diretório estadual do PSD em Minas, Kalil recebeu a garantia de candidatura ao governo de Minas em 2026 pelo Republicanos. A mudança ocorre em meio ao descontentamento de Kalil com o PSD e sua relação complicada com Rodrigo Pacheco, presidente do Senado e líder do partido em Minas, que apoia a candidatura de Fuad.

Kalil se unirá à campanha para a prefeitura do deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos), atual líder nas pesquisas em Belo Horizonte. A decisão de trocar de partido foi influenciada pela percepção de que suas chances de concorrer ao governo de Minas estavam bloqueadas no PSD, onde Pacheco e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, são os nomes cotados para a candidatura em 2026.

Kalil, que acolheu Fuad como vice em sua chapa à reeleição na prefeitura em 2020, renunciou ao cargo em 2022 para disputar o governo de Minas, apoiando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No entanto, foi derrotado no primeiro turno pelo governador reeleito Romeu Zema (Novo). Kalil já havia declarado que não tinha compromisso de apoiar Fuad, devido à falta de engajamento do atual prefeito em sua última campanha ao governo estadual.

Com informações de O Globo

Fonte: https://agendadopoder.com.br/em-minas-kalil-deixa-psd-vai-para-republicanos-e-nega-apoio-a-prefeito-de-bh/