22 de novembro de 2024
Deputados da Alerj farão sobrevoo de helicóptero em Imunana-Laranjal
Compartilhe:

A CPI dos Serviços Delegados, da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), aprovou requerimento do deputado Yuri Moura (Psol) para que os representantes da Enel sejam convocados para uma audiência pública.

O parlamentar, que é membro da comissão, quer que a concessionária dê informações sobre o plano de contingência para o período de chuvas na Região Serrana e nos demais municípios onde opera.

Moura explicou que também quer saber o que a empresa está fazendo para evitar prejuízos e garantir a continuidade dos serviços nos locais, que têm enfrentado repetidas e prolongadas interrupções no fornecimento de eletricidade.

Nos últimos dias, cidades como Niterói, São Gonçalo e Maricá têm sofrido com apagões. Em alguns locais, inclusive, a energia ainda não foi restabelecida.

Segundo o deputado, a audiência buscará discutir o cumprimento das obrigações da Enel, como podas de árvores preventivas, aumento das equipes técnicas, monitoramento das regiões mais suscetíveis e aprimoramento da comunicação com a população e prefeituras locais.

“Há uma falha de comunicação da Enel com os consumidores, que frequentemente são deixados sem previsão para o retorno da energia. A falta de comunicação não só agrava os prejuízos como também coloca em risco moradores em condições vulneráveis, como idosos e crianças que dependem da refrigeração para seus medicamentos”, argumentou

O deputado também solicitou a participação da Comissão de Minas e Energia da Alerj, presidida por Thiago Rangel, na análise dos documentos e compromissos que serão apresentados pela Enel, buscando maior suporte técnico e uma fiscalização rigorosa.

“Não podemos mais aceitar que comerciantes percam seus produtos, que famílias vulneráveis percam seus alimentos e medicamentos. A Enel terá que se explicar e garantir um compromisso claro com a população da região serrana”, concluiu.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/enel-tera-que-apresentar-plano-para-as-chuvas-na-cpi-da-alerj/