7 de fevereiro de 2025
Escolas estaduais do Rio sofrem com calor e falta de
Compartilhe:

Uma visita do deputado estadual Flavio Serafini (PSOL/RJ) ao Colégio Estadual Dom Helder Câmara, no Engenho de Dentro, Zona Norte da cidade do Rio, nesta semana, expôs a situação crítica de diversas escolas estaduais em relação à climatização. Alunos, professores e profissionais da educação têm enfrentado altas temperaturas, chegando a 50 graus em algumas salas, devido à falta de ar-condicionado e ventiladores, muitos deles quebrados.

A situação do Colégio Dom Helder Câmara não é um caso isolado. No início de 2024, a equipe do deputado Serafini percorreu 110 escolas no estado e elaborou um relatório sobre as condições de climatização. O documento revelou que 43% das unidades escolares não possuíam aparelhos de ar-condicionado e ventiladores em funcionamento.

Diante da gravidade, o relatório foi enviado à secretaria estadual de Educação (Seeduc), resultando em uma representação ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). Serafini tem cobrado providências das autoridades.

“Os alunos não conseguem aprender e nem os professores desenvolverem seu trabalho nessas condições. Estamos contatando as escolas novamente para fazer uma nova avaliação, pois este cenário é inaceitável”, declarou o deputado.

Segundo ele, sua equipe já entrou em contato com 80 das 110 escolas listadas no relatório inicial. Dessas, 77 ainda não haviam sido climatizadas. O parlamentar enfatiza que a climatização das salas de aula não é um luxo, mas sim uma condição básica para que o processo de educação ocorra de forma adequada.

“A climatização das salas não é um luxo, é condição básica para que o processo de Educação se dê em condições satisfatórias”, observa o deputado.

A secretaria estadual de Educação informou que fez obras de readequação na instalação elétrica no Colégio Dom Helder Câmara para que ele possa receber em breve os aparelhos de ar-condicionado. 

Fonte: https://agendadopoder.com.br/escolas-estaduais-do-rio-sofrem-com-calor-e-falta-de-climatizacao-aponta-relatorio/