9 de outubro de 2025
Como funcionava esquema de corrupção na Operação Fake Care
Compartilhe:

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) deflagrou nesta quinta-feira (9) a operação Fake Care, que apura um esquema de corrupção no setor da saúde pública de Fazenda Rio Grande, cidade na Região Metropolitana de Curitiba. Na ação, o prefeito da cidade, Marco Marcondes (PSD), foi preso.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

Além do mandatário, foram presos o ex-secretário de Saúde e atual secretário da Fazenda do município, Francisco Roberto Barbosa, e o auditor do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) Alberto Martins de Faria. O comentarista esportivo Fernando Gomes e o empresário Samuel Antonio da Silva Nunes também foram presos — eles seriam sócios de uma empresa investigada.

De acordo com o MP-PR, a organização criminosa usava um modelo de contratação direcionada de empresa que fornecia serviços de testagem domiciliar e levantamento estatístico. O esquema desviava recursos públicos mediante pagamento de propina. O prejuízo às contas públicas ultrapassa, até o momento, R$ 10 milhões.

Os presos na operação Fake Care são investigados por corrupção ativa e passiva, contratação direta ilegal, peculato e lavagem de dinheiro. A investigação foi conduzida pela Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos (SubJur), e teve o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) para o cumprimento dos mandados expedidos pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR).

Em nota, a prefeitura de Fazenda Rio Grande comunicou que “todas as informações e documentos solicitados pelas autoridades competentes foram prontamente fornecidos” e que “permanece colaborando integralmente com as investigações”. A prefeitura ainda informou que as atividades do município seguem funcionando normalmente.

O TCE-PR afirmou que o auditor preso está de licença desde o início do ano e que vai “colaborar plenamente com as ações do Ministério Público para que o episódio seja totalmente esclarecido.” A reportagem da Gazeta do Povo tenta contato com as defesas de Fernando Gomes e Samuel Antonio da Silva Nunes e o espaço segue aberto para as manifestações.

Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br/parana/esquema-corrupcao-derrubou-prefeito-comentarista-esportivo-auditor-de-tce-fazenda-rio-grande/