8 de novembro de 2024
Estações da CCR Barcas poderão mudar de nome para homenagear
Compartilhe:

As estações da CCR Barcas da Praça XV, no Centro do Rio, e Praça Arariboia, em Niterói, poderão ser rebatizadas. Pelo menos essa é a intenção de dois projetos de lei que estão em tramitação na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj).

Enquanto um homenageia o empresário Silvio Santos, dando origem a “Estação Praça XV – Silvio Santos”, o outro faz menção ao niteroiense Paulo Gustavo, cujo nome seria incorporado a “Estação das Barcas – Ator Paulo Gustavo”. 

O PL sobre o apresentador já foi a plenário, mas saiu de pauta após receber emendas e  também críticas. A deferência ao dono do SBT, morto em agosto, é de Rosenverg Reis (MDB), que ainda estendeu a homenagem para o percurso do bonde de Santa Tereza, fazendo surgir o “Trajeto Silvio Santos” – esse projeto também foi emendado pelos deputados. 

“Silvio Santos foi um ícone da televisão brasileira. Teve uma importante trajetória no cenário nacional, sendo reconhecido por comunicadores e artistas”, justifica Reis. Entretanto, Luiz Paulo (PSD) lembra que a Praça XV é uma homenagem à Proclamação da República de 15 de novembro.

Nome do apresentador seria incorporado a Estação Praça XV.

“Nosso Sílvio Santos foi uma figura ímpar da televisão brasileira, mas ele não participou da Proclamação da República. As emendas feitas da minha parte foram para corrigir os nomes e lembrar desse feito. A República precisa ser respeitada e valorizada, porque senão ainda estaríamos no Brasil Império”, argumentou.

O deputado Flávio Serafini (Psol) foi outro que alertou sobre a proposta. Ele disse entender a importância de homenagear figuras que colaboraram com a história, mas ressaltou que é preciso ter cuidado com as representatividades.

“Silvio Santos foi uma grande figura da comunicação brasileira, só que temos que ver se a homenagem não interfere no aspecto da cultura local. Chamei a atenção para isso quando a Casa aprovou o projeto mudando o nome do Maracanã para Rei Pelé. A repercussão foi tão ruim que tiveram que voltar atrás”, lembra.

Pelo projeto dá origem a “Estação das Barcas – Ator Paulo Gustavo”.

O debate deve servir de alerta para Thiago Rangel (PMB), autor do projeto que cria a estação Paulo Gustavo. A julgar pela questão histórica, a homenagem ao comediante niteroiense, morto em 2021, entraria em rota de colisão com o fundador da cidade, o índio Araribóia, que já dá nome ao espaço.

O texto já foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça, mas ainda tem um caminho a percorrer antes de ir a plenário, o que pode facilitar possíveis ajustes. Rangel defende que o ator deixou um legado para a cultura brasileira ao dar vida a importantes personagens, como o de Dona Hermínia, no filme “Minha mãe é uma peça”.

“Além de seu talento indiscutível como ator e humorista, Paulo Gustavo sempre foi um defensor do amor e da inclusão, utilizando sua posição de destaque para trazer visibilidade e conscientização sobre temas importantes, como a diversidade sexual e a luta contra o preconceito”, disse o parlamentar. 

A CCR Barcas e a secretaria estadual de Transporte não quiserem se pronunciar sobre o assunto.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/estacoes-da-ccr-barcas-poderao-mudar-de-nome-para-homenagear-silvio-santos-e-paulo-gustavo/