
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi orientado por assessores do Palácio do Planalto a se envolver diretamente na estratégia digital de defesa das pautas de justiça social promovidas pelo governo.
Segundo aliados próximos, a sugestão é que o presidente grave vídeos para as redes sociais ou até faça um pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV. O objetivo central da ação é dar visibilidade e impulsionar duas propostas em discussão no Congresso Nacional: a reformulação da tabela do Imposto de Renda e o fim da jornada de trabalho na escala 6×1. As informações são do colunista Gustavo Uribe, da CNN Brasil.
A primeira proposta, ainda em análise em uma comissão especial da Câmara dos Deputados, prevê isenção para quem ganha até R$ 5 mil por mês e taxação de rendas superiores a R$ 50 mil mensais. O relator, deputado Arthur Lira (PP-AL), presidente da Casa, deve apresentar seu parecer nos próximos dias. Na semana passada, ele alinhou os termos do texto com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Já o fim da escala 6×1 — modelo que obriga o trabalhador a descansar apenas um dia a cada seis de trabalho — está sendo articulado com lideranças partidárias. A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, tem coordenado as negociações para que o projeto seja votado ainda este ano.
A expectativa é que Lula defina um posicionamento mais incisivo nos próximos dias, após encontros com os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).
No Palácio do Planalto, há a avaliação de que, pela primeira vez em seu terceiro mandato, o governo conseguiu dominar a narrativa nas redes sociais ao se contrapor ao Congresso em pautas econômicas. O crescimento do engajamento digital da esquerda, inclusive com impacto sobre perfis de centro, é considerado estratégico para conter a queda de popularidade do presidente.
A mobilização recente nas redes incluiu uma série de conteúdos defendendo a taxação dos super-ricos e criticando o parlamento por resistências a temas considerados centrais pela base governista. A aposta agora é intensificar essa presença digital, com o reforço de especialistas em inteligência artificial e comunicação online, buscando consolidar apoio popular e pressionar o Legislativo a avançar com as pautas prioritárias.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/estrategia-digital-do-planalto-preve-protagonismo-de-lula-para-impulsionar-pautas-sociais/