27 de novembro de 2024
Estudante de Macaé é a primeira representante trans do Parlamento
Compartilhe:

Com recorde de participação feminina, o Parlamento Juvenil da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) entrou em sua 15ª edição com uma novidade. Pela primeira vez o programa conta com uma representante trans: Emilie Araújo, de 17 anos, foi eleita pelo município de Macaé.   

Ela conquistou apoio dos estudantes da cidade com uma campanha intitulada “Pop, política e PJ (Parlamento Juvenil)”, que fazia referências a temas populares nas redes sociais. O programa deste ano tem um recorde de participação feminina. Dos 96 eleitos para representar os municípios fluminenses, 60 cadeiras estão sendo ocupadas por mulheres.

Nos bastidores, o que se comenta é que o coordenador do Parlamento Juvenil, Danniel Librelon (Republicanos), que é da ala conservadora, teria resistido à representatividade da estudante de Macaé, o que foi negado por sua assessoria.

Segundo o deputado, a participação da estudante trans reafirma o compromisso da Alerj com a diversidade, inclusão e pluralidade dos jovens na participação da Semana Parlamentar.

“O slogan do Parlamento Juvenil ‘Aqui Você Tem Voz’ reforça nosso compromisso em dar espaço para que todas as vozes sejam ouvidas. Esta edição reflete de forma clara a grandeza desta diversidade com jovens de posicionamentos distintos, negros, brancos, trans, e outras identidades de gênero, todos em um único lugar, enriquecendo o debate e impulsionando o projeto, tornando-o ainda mais forte e representativo em nosso estado”, comentou o parlamentar.

Para Emilie Araújo, a ajuda dos deputados também foi fundamental. “Todos os passos da discussão foram explicados detalhadamente, então consegui entender bem o assunto da reunião. Os deputados nos recepcionaram muito bem e tiraram nossas dúvidas”, comentou.

Emilie ao lado do deputado Danniel Librelon durante evento do programa

Fonte: https://agendadopoder.com.br/estudante-de-macae-e-a-primeira-representante-trans-do-parlamento-juvenil-da-alerj/