7 de fevereiro de 2025
‘Eu estava completamente errado’: Tarcísio revê posição e defende câmeras
Compartilhe:

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), reconheceu publicamente, nesta quinta-feira (5), que estava errado em suas críticas ao uso de câmeras corporais pela Polícia Militar, postura que mantinha desde sua campanha ao governo. Em declaração, ele afirmou estar convencido da importância desses equipamentos tanto para coibir excessos quanto para proteger policiais e a sociedade.

“Eu admito, estava errado. Eu me enganei, e não tem nenhum problema eu chegar aqui e dizer para vocês que eu me enganei, que eu estava errado, que tinha uma visão equivocada sobre a importância das câmeras [corporais]. Eu era uma pessoa que estava completamente errada nessa questão”, afirmou o governador.

O pronunciamento ocorre após imagens de um policial jogando um homem de uma ponte durante uma abordagem ganharem repercussão, intensificando as críticas à política de segurança do estado. Tarcísio destacou que os equipamentos garantem segurança jurídica aos policiais, mas não podem ser confundidos com uma permissão para descumprir regras.

PM que jogou homem da ponte será expulso, diz Tarcísio

Sobre o PM Luan Felipe Pereira, que jogou o homem da ponte, Tarcísio disse que ele deverá ser excluído da corporação. “Vai ficar preso, ser expulso da corporação, não tenho dúvidas disso”, afirmou Tarcísio durante a inauguração do Centro de Transplante de Medula Óssea do Icesp.

Luan foi preso nesta quinta-feira (5). A defesa do PM disse, em nota, que esse não é um “processo penal democrático” e afirma ver na prisão “claro viés de antecipação de culpa”

Governo de SP comprou 12 mil câmeras que serão usadas por PMs

Atualmente, a Polícia Militar de São Paulo utiliza mais de 10 mil câmeras que gravam de forma ininterrupta, sem necessidade de acionamento manual. O governo adquiriu recentemente 12 mil novos dispositivos, que permitem ativação remota pelo Centro de Operações da PM (Copom) ou pelo próprio policial. Os testes desses novos modelos estão previstos para começar em 10 de dezembro, enquanto o contrato com as câmeras antigas será mantido até a conclusão dos experimentos.

“Enquanto [o governo] não estiver confortável, ela não entra em operação”, garantiu Tarcísio. Ele também defendeu a ampliação do programa, afirmando que o número de câmeras deverá aumentar.

O governador justificou sua posição anterior como fruto de sua experiência no Exército, onde se formou pela Aman (Academia Militar das Agulhas Negras) e participou de missões da ONU no Haiti. “O discurso de segurança jurídica que a gente precisa dar para os profissionais de segurança pública para combater, de forma firme, o crime não pode ser confundido com salvo-conduto para fazer qualquer coisa, para descumprir regra”, concluiu.

Com informações da Folha de S.Paulo

LEIA MAIS

Idosa de 63 anos e família são agredidas por PMs em São Paulo; caso está sob investigação

Fonte: https://agendadopoder.com.br/eu-estava-completamente-errado-tarcisio-reve-posicao-e-defende-cameras-corporais-para-pms-em-sao-paulo/