A deputada Dani Monteiro (PSOL), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), protocolou um projeto para conceder a Medalha Tiradentes Post Mortem à advogada e militante Eunice Paiva.
Eunice teve um papel central na luta contra o regime militar Brasil depois que seu marido, o deputado federal Rubens Paiva, foi preso, torturado e assassinado pela ditadura militar.
O episódio fez com que ela se formasse em Direito e se tornasse uma respeitada advogada, dedicando-se especialmente à defesa dos direitos humanos e dos povos indígenas.
A trajetória de Eunice foi retratada no filme “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, que recebeu três indicações ao Oscar 2025: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz para Fernanda Torres.
Segundo a deputada, a obra trouxe visibilidade a história de Eunice e reforçou a importância de seu legado.
“A Medalha Tiradentes, maior honraria do nosso estado, é uma forma de reconhecimento aqueles que fizeram a diferença na sociedade. Eunice Paiva representa coragem e compromisso com a democracia e os direitos humanos. Sua história precisa ser lembrada”, afirmou Dani Monteiro.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/eunice-paiva-pode-receber-medalha-tiradentes-post-mortem-pela-alerj/