Silvinei Vasques, ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF) durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), foi nomeado secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação da Prefeitura de São José, em Santa Catarina. O salário previsto para o cargo é de R$ 10.143,03. Vasques assumirá a gestão da pasta sob a administração do prefeito Orvino Coelho de Ávila (PSD).
A secretaria liderada por Vasques terá como objetivos desenvolver políticas para diversificar a economia da cidade, apoiar empresas locais, fomentar parcerias com o setor privado e buscar um crescimento sustentável alinhado a responsabilidades sociais e ambientais.
A trajetória de Silvinei é marcada por polêmicas. Em agosto de 2023, ele foi preso por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), sob suspeita de interferir nas eleições de 2022 para favorecer Bolsonaro no segundo turno. A Polícia Federal apontou que as ações da PRF, como bloqueios em rodovias, configuraram crimes de prevaricação e violência política, além de violações do Código Eleitoral.
Os bloqueios tiveram maior impacto no Nordeste, onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) obteve ampla vantagem no primeiro turno. A investigação foi parte da operação “Constituição Cidadã”, que destacou o direito ao voto garantido pela Constituição de 1988.
Silvinei Vasques permaneceu um ano preso no Complexo da Papuda, em Brasília, até que sua prisão preventiva foi revogada por Moraes, que considerou que os fatores que justificaram o encarceramento não estavam mais presentes. Apesar disso, o processo contra ele segue em andamento.
Agora, ao assumir o novo cargo público, o ex-diretor busca reconstruir sua carreira em meio às controvérsias que ainda envolvem sua atuação nas eleições de 2022.
Com informações de Metrópoles
Fonte: https://agendadopoder.com.br/ex-diretor-da-prf-investigado-por-interferencia-nas-eleicoes-de-2022-assume-secretaria-em-prefeitura-de-santa-catarina/