21 de setembro de 2024
Compartilhe:

A Executiva Nacional do PT decidiu nesta segunda-feira (27) apoiar o ex-prefeito e deputado federal do PSB, Luciano Ducci, para a corrida à prefeitura de Curitiba, em vez de dar suporte à candidatura de Zeca Dirceu, líder do partido na Câmara dos Deputados e até então pré-candidato.

A decisão não foi unânime: 15 dirigentes foram favoráveis, enquanto sete se manifestaram contrários. Zeca Dirceu expressou sua insatisfação e anunciou que irá recorrer: “Sigo pré-candidato e com orgulho serei o candidato de Lula. Vou recorrer ao Diretório Nacional, a única instância partidária que pode dar a palavra final nessas situações”.

Luciano Ducci, prefeito de Curitiba entre 2010 e 2013, enfrenta resistência dentro do próprio PT devido a posicionamentos passados, como seu voto favorável ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff em 2016 e sua ausência na sessão que votou um pedido de investigação contra Michel Temer (MDB) no ano seguinte.

Apesar disso, após o anúncio da decisão, Ducci se mostrou otimista: “Este movimento mostra a confiança em um projeto mais humano para a cidade. Acredito que o apoio do PT e do governo federal tem relação com essa busca por uma Curitiba mais social”.

Além de Zeca Dirceu, a deputada Carol Dartora e o militante Filipe Mongruel também manifestaram interesse em liderar uma chapa própria do PT. No entanto, Dartora expressou preocupações em relação a Ducci, afirmando que “ele já foi prefeito de Curitiba e fez um mandato ruim para os eleitores do PT”. Segundo ela, a urgência por uma gestão mais representativa na capital paranaense não será alcançada com o apoio a Ducci.

Com informações de O Globo    

Fonte: https://agendadopoder.com.br/executiva-nacional-do-pt-fecha-com-ex-prefeito-do-psb-em-curitiba-zeca-dirceu-vai-recorrer/