
A exibição de um vídeo com imagens dos ataques golpistas de 8 de janeiro pelo ministro Alexandre de Moraes gerou indignação entre os advogados dos acusados da tentativa de golpe de Estado. Antes de iniciar seu voto na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), Moraes afirmou que havia combinado com o presidente do colegiado, Cristiano Zanin, a apresentação do material, que mostrava confrontos entre os golpistas e os policiais que tentavam proteger os prédios dos Três Poderes.
Como relata Bela Megale, de O Globo, quatro advogados dos oito denunciados manifestaram surpresa, pois o vídeo não estava nos autos do processo. Eles informaram que pretendem questionar o tribunal sobre a exibição do material, argumentando que a gravação teve como intuito justificar as penas em casos não abordados neste julgamento, que se concentra na denúncia contra Jair Bolsonaro e mais sete aliados.
De acordo com fontes do STF, o objetivo de Moraes ao exibir o vídeo foi refutar os argumentos das defesas, que afirmaram não ter havido violência por parte dos manifestantes. Vale lembrar que as imagens já eram de domínio público e foram utilizadas anteriormente durante o recebimento das denúncias contra os envolvidos nos ataques.
LEIA MAIS
Fonte: https://agendadopoder.com.br/exibicao-de-video-por-moraes-durante-julgamento-revolta-advogados-dos-denunciados/