12 de fevereiro de 2025
Fenômeno está relacionado à retomada do Galeão
Compartilhe:

“Acho que a melhor explicação para essa boa notícia da explosão de novos turistas é que o Galeão decolou”, brinca Sergio Ricardo de Almeida, presidente da Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRio).  “Os preços dos voos caíram, principalmente em função da entrada no mercado de novos players como as companhias aéreas low cost. A FlyBondi, por exemplo, oferece ida e volta do Rio a Buenos Aires por pouco mais de R$ 700. É um valor um pouco mais do que o de uma ponte aérea do Rio a São Paulo, que sai por uns R$ 500 e pouco”, compara Sérgio Ricardo.  Além das pequenas, voadoras de peso, como a Emirates, faz stopover (paradas prolongadas) de seus voos dos Emirados Árabes para Buenos Aires no Galeão.

PRESIDENTE DA TURISRIO, SÉRGIO RICARDO

A Fecomércio RJ prevê um aumento de 26,7% no número de desembarques internacionais no Galeão até o final de março de 2025. Isso significa um aumento de 1.530 voos! A alteração nas regras de operação do Aeroporto Santos Dumont impulsionou significativamente o aumento de voos internacionais no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), justificando a previsão de aumento. O porta-aviões do Centro da cidade trabalha hoje apenas com voos domésticos e possui um limite de movimentação de 6,5 milhões de passageiros por ano. Com a restrição no Santos Dumont, o Galeão passou a ser uma alternativa viável e competitiva para os voos internacionais, que agora têm crescido de forma expressiva.

Segundo dados da RioGaleão, concessionária que opera o aeroporto internacional do Rio, a conexão entre Rio de Janeiro e Buenos Aires é a principal rota de aviação internacional no Brasil – seguida pelos Estados Unidos e pelo Chile.  Até setembro de 2024, aproximadamente 782 mil viajantes se deslocaram entre a cidade fluminense e a Argentina em voos diretos para o aeroporto internacional do Galeão, batendo o recorde histórico e registrando um crescimento de 16% em comparação ao mesmo período de 2023.

As empresas aéreas de baixo custo têm sido fundamentais nesse aumento, com um total de 318 mil viajantes levados entre janeiro e setembro de 2024. Esse número representa aproximadamente 40% da demanda direta, evidenciando a relevância desse modelo para melhorar a conexão entre as duas nações.

No Galeão, os passageiros têm à disposição voos de seis companhias aéreas, abrangendo desde aquelas que utilizam aeronaves de grande capacidade, como Emirates e British Airways, incluindo companhias de baixo custo, como a Flybondi ou a  JetSMART, além de opções operadas pela GOL ou Aerolíneas Argentinas. É voo todo santo dia, com horários  adequados ao viajante mais exigente.

O Galeão oferece conexões para os dois aeroportos em Buenos Aires e também para outras duas cidades na Argentina, sendo o único aeroporto brasileiro a disponibilizar voos regulares durante todo o ano para Córdoba e Rosário. Mas o presidente do RIOgaleão, Alexandre Monteiro, diz que tem conversado com outras empresas aéreas, inclusive brasileiras, sobre a possibilidade de novas “paradas prolongadas”.

Na terceira posição do pódio de países com o maior número de visitantes vindo ao Brasil (atrás dos Estados Unidos), o Chile, por intermédio da LATAM, aumentou de 20 para 40 voos semanais na rota Rio de Janeiro/Galeão-Santiago.  E nesse tango animado, nem a Colômbia quis ficar de fora. A Avianca passou a operar dois voos diários entre o Rio e Bogotá _ antes eram 11 voos por semana. Produtos eletrônicos, roupas e, acredite, calçados são os principais itens que fazem parte da lista de desejosos destes consumidores em compras no Brasil.

Atenta, a TurisRio já marcou para maio um road show por 10 cidades de diferentes países latino-americanos, como Assunção, Santiago e Lima, além de um punhado de cidades argentinas.  “Oportunidade não se perde”, diz Sérgio Ricardo, presidente da TurisRio: “Afinal, o argentino ou chileno que veio ao Rio fazer compras tem de se hospedar em algum hotel, comer em alguns restaurantes, passear, é um movimento que ajuda os mais diversos setores do estado”. Que venham todos, e que venham para gastar.

LEIA TAMBÉM

INVASAO HERMANA: argentinos, chilenos e bolivianos invadem lojas da Zara no Rio e já respondem por mais da metade das vendas

Fonte: https://agendadopoder.com.br/explosao-de-turistas-esta-relacionado-a-retomada-do-galeao/