A Federação Brasil da Esperança, formada em Teresópolis pelo PT e o PV (o PCdoB não tem diretório na cidade) está dividida sobre a candidatura a prefeito. Enquanto o PT decidiu apoiar o candidato Beique San da Federação PSOL/Rede, o PV é tendente à candidatura de Leonardo Vasconcelos, do União Brasil.
As convenções das duas federações foram realizadas no último fim de semana. O PSOL e a Rede homologaram a candidatura de Beique a prefeito e deixaram a vaga de vice aberta aguardando uma definição do PT e do PV. Os dois partidos porém não chegaram a uma definição comum na convenção da Federação Brasil da Esperança. O PT decidiu apoiar Beique mas o PV, não. Os partidos definiram apenas suas nominatas de vereadores com 17 nomes: 13 do PT e 4 do PV.
O imbróglio acabou na cúpula estadual da Federação Brasil da Esperança, que tomou uma decisão inusitada. Ficou decidido que em Teresópolis a Federação vai apoiar o candidato Beique San do PSOL, mas o PV não está obrigado a apoiá-lo. O PV porém não poderá apoiar outro candidato oficialmente.
O presidente do PV de Teresópolis, Gilberto Teixeira, disse que vai cumprir a determinação. Ele disse que o apoio à candidatura de Leonardo Vasconcelos, do União Brasil, foi uma decisão do “coletivo do partido”. Ele justidfiou que o União Brasil faz parte da base do presidente Lula. Com a determinação da regional da federação, o PV vai focar prioritariamente nas campanhas da chapa de vereadores.
A indefinição sobre o nome do vice continua. Gilberto acredita que até o fim de semana o nome deve ser decidido. A tendência é de que seja do PSOlL ou da Rede, porque o PT não pretenderia indicar um nome.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/federacao-pt-pv-racha-em-teresopolis-sobre-escolha-de-candidato-a-prefeito/