23 de novembro de 2024
Federação Rede/Psol aposta em Heloísa Helena para ter bancada forte
Compartilhe:

A ex-senadoras Heloísa Helena é a esperança da Rede Sustentabilidade de eleger uma bancada forte para a Câmara do Rio. Amparada nos mais de 38 mil votos obtidos em 2022 para deputada federal pelo Rio (ficou como suplente) Heloísa Helena terá a candidatura a vereadora homologada nesta quinta-feira, 1º de agosto, na Convenção da Federação Psol/Rede que oficializará o nome de Tarcísio Motta (Psol) para prefeito. A reunião será no Hotel Villa Gale, na Lapa, a partir de 11h.

Porta-voz nacional da Rede, Heloísa Helena foi vice-prefeita de Maceió, deputada estadual e senadora por Alagoas, e candidata a presidente em 2006. O trabalho na Câmara de Vereadores não será novidade para ela, já que ela foi vereadora em Maceió entre 2009 e 2017, por dois mandatos. Heloísa mudou seu domicílio para o Rio há três anos, por se identificar com a cidade. E ela garante que a recíproca também é verdadeira, já que foi no Rio onde teve a maior votação para a presidência, em 2006.

Em conversa com o Agenda do Poder Heloísa Helena falou sobre sua candidatura e sobre suas críticas ao PT e o presidente Lula. Ela foi expulsa do PT em dezembro de 2003 com os deputados Babá (PA) e Luciana Genro (RS) e João Fontes (SE). Foi fundadora do Psol mas depois trocou o partido pela Rede

Quais suas pautas prioritárias se for eleita vereadora no Rio?

Vou defender o que sempre defendi historicamente: saúde e a educação públicas, o direito à segurança pública, o meio ambiente, a infância e a juventude. Vou combater a corrupção como sempre combati. O Rio tem muitos problemas gravíssimos, serei vereadora da cidade, do Rio de Janeiro profundo.

Moro no Rio desde 2021, cidade onde meu pai Luiz trabalhou como pedreiro e onde meu irmão nasceu. Escolhi o Rio para morar pela identificação e pelo acolhimento que sempre tive na cidade onde obtive a maior votação para a candidatura presidencial em 2006, sendo a terceira mais votada e mais de 38 mil votos no estado em 2022 para deputada federal, ficando como primeira suplente.

A senhora foi vereadora em Maceió por dois mandatos. Acredita que o perfil das duas cidades tem semelhanças? A estrutura política também?

Toda capital brasileira tem problemas muito semelhantes, mas no Rio de Janeiro tudo ganha uma escala exponencial, aqui a situação é gravíssima. A cidade precisa ser refundada, trata-se de uma cidade partida, com um fosso profundo entre o Rio do cartão-postal e o Rio em que a esmagadora maioria da população vive. Quero ser parte da mudança disso, lutarei muito.

A senhora sempre foi crítica ao presidente Lula. Continua com as críticas?

Não critico pessoas, apenas tenho coragem de identificar a omissão dos governos em políticas sociais relevantes e a promiscuidade política onde estiver. Exatamente para honrar o que acredito, trabalho muito com fiscalização, monitoramento e controle social. Estou absolutamente empenhada na pré-campanha de vereadora e na perspectiva de levar o Professor Tarcísio ao segundo turno.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/federacao-rede-psol-aposta-em-heloisa-helena-para-ter-bancada-forte-na-camara-do-rio/