6 de agosto de 2025
Flávio Bolsonaro detona Alcolumbre e culpa Moraes por tarifaço dos
Compartilhe:

Em entrevista à GloboNews nesta terça-feira (5), o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) fez duras críticas ao presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e atribuiu ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a culpa pela deterioração das relações entre Brasil e Estados Unidos.

Segundo Flávio, Alcolumbre “sequer atende o telefone” e tem ignorado as tentativas de diálogo de um grupo de senadores que, desde o início da semana, ocupa o plenário da Casa em protesto. “Enquanto o presidente Davi Alcolumbre não atender às nossas demandas — porque sequer o telefone ele está atendendo, e eu jamais esperava isso dele — nós vamos permanecer aqui”, afirmou o parlamentar.

A ocupação, que reúne mais de 12 senadores, reivindica o que Flávio chama de “pacote de paz”: o impeachment de Moraes, o fim do foro privilegiado e a votação de uma proposta de anistia a réus e investigados por atos antidemocráticos. “Nós vamos permanecer aqui no plenário, se preciso for, e virar a noite”, declarou.

O movimento ocorre em meio a uma nova tensão diplomática com os Estados Unidos, após o presidente Donald Trump anunciar sanções comerciais ao Brasil, que chamou de “resposta ao tratamento dado ao ex-presidente Jair Bolsonaro”. Flávio negou que seu irmão Eduardo Bolsonaro, que está em articulação com membros do governo americano, tenha qualquer responsabilidade sobre o tarifaço. “Ninguém tem controle sobre o que o Trump está fazendo. O Eduardo e nenhuma outra pessoa manipula o presidente Trump”, disse.

Para Flávio, a aprovação de uma anistia no Congresso seria um gesto concreto para tentar amenizar os efeitos das sanções e abrir caminho para uma reaproximação com Washington. Ele ainda disparou contra Moraes e Lula:

“A briga não é mais entre esquerda e direita, é entre a direita e a falta de bom senso de quem está bagunçando a democracia. O Moraes colocou o Brasil nessa confusão junto com os Estados Unidos. E o Lula hostiliza os EUA o tempo todo, parece até que ele quer que esse tarifaço chegue para tirar algum benefício político disso”.

LEIA TAMBÉM:

Fonte: https://agendadopoder.com.br/flavio-bolsonaro-detona-alcolumbre-e-culpa-moraes-por-tarifaco-dos-eua/