
O senador Flávio Bolsonaro (PL) lidera a disputa para o Senado Federal pelo estado do Rio de Janeiro nas eleições de 2026, segundo levantamento do instituto Gerp divulgado nesta quarta-feira (23). Com 27% das intenções de voto, ele está à frente da deputada federal Benedita da Silva (PT), que aparece com 17%. A pesquisa marca o início da corrida por duas vagas ao Senado no estado, já que, em 2026, o eleitor poderá escolher dois nomes. Também nesta quarta-feira, o Gerp divulgou o levantamento para a disputa pelo Governo do Estado.
Na terceira colocação, o atual governador Cláudio Castro (PL) aparece com 11%, seguido de perto por Alessandro Molon (PSB), com 10%, e pelo ex-prefeito Marcelo Crivella (Republicanos), com 9%. Outros nomes testados na sondagem, como Pedro Paulo (PSD), Otoni de Paula (MDB) e o atual senador Carlos Portinho (PL), registraram entre 2% e 4% das preferências. Além disso, 17% dos entrevistados não souberam ou preferiram não responder.
Rejeição alta entre os favoritos
Apesar da liderança nas intenções de voto, Flávio Bolsonaro também é o nome com maior índice de rejeição entre os eleitores fluminenses: 42% afirmaram que não votariam nele de jeito nenhum. Marcelo Crivella (35%) e Benedita da Silva (30%) também enfrentam resistência expressiva. Já Cláudio Castro, que ainda não confirmou se será candidato ao Senado, tem 29% de rejeição.

A pesquisa ouviu 1.110 eleitores entre os dias 16 e 21 de julho em diversas regiões do estado. A margem de erro é de 3,02 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
Cenário polarizado e disputa acirrada
O cenário desenhado pela pesquisa indica uma eleição polarizada, com figuras públicas de grande visibilidade ocupando as primeiras posições, mas também carregando altos índices de rejeição. A divisão de votos entre aliados do governo Lula e do bolsonarismo pode ser decisiva na reta final.
Em paralelo, o presidente Lula enfrenta desaprovação de 60% no estado, segundo a mesma pesquisa. Cláudio Castro também não escapa da avaliação negativa: 57% dos entrevistados reprovam sua gestão.
LEIA TAMBÉM:
Fonte: https://agendadopoder.com.br/flavio-bolsonaro-e-benedita-da-silva-dominam-disputa-pelo-senado-no-rio/