7 de novembro de 2025
Florianópolis terá motolâncias para driblar congestionamentos
Compartilhe:

Florianópolis (SC) se prepara para receber 3 milhões de turistas entre 15 de novembro deste ano e 15 de maio de 2026. Uma demanda de visitantes que deve alterar a dinâmica da capital catarinense, com impactos no trânsito e na prestação de serviços.

Uma novidade para a próxima temporada de verão é a implantação de motolâncias no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Serão duas motocicletas usadas para driblar os engarrafamentos típicos do período, conduzidas por técnicos de enfermagem que terão a missão de prestar os primeiros socorros até a chegada da ambulância ou, em casos mais graves, do helicóptero.

“O Samu é referência em atendimento de urgência e emergência e agora reforçaremos o compromisso da capital com um serviço de saúde pública ágil e de qualidade com a chegada das motolâncias, aliando mobilidade e eficiência”, destacou o secretário municipal de Saúde, Almir Gentil.

As motocicletas foram fornecidas em agosto pelo governo do estado, com investimento de R$ 80 mil. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, as motolâncias estão equipadas com desfibriladores, materiais para controle de hemorragias, equipamentos para suporte básico de vida e outros suprimentos médicos.

“É um investimento trazendo tecnologia, melhorando o tempo de resposta e colocando o Samu no lugar onde ele merece, que é lá na frente, com a capacidade para que os profissionais que são de primeira linha possam desempenhar melhor as suas ações e para que a população possa ser salva quando necessário”, disse o secretário catarinense da Saúde, Diogo Demarchi.

O serviço já é realizado nos municípios de Itapema, Itajaí e Balneário Camboriú. Além de Florianópolis, foram entregues novas motolâncias para Palhoça, Chapecó, Blumenau, Criciúma e Balneário Camboriú.

Este será o primeiro ano de atendimento das motolâncias em Florianópolis. Em outras temporadas de verão, como a de 2024, a região metropolitana da capital concentrou mais de 20 mil ocorrências, o que representou 30% dos casos atendidos pelo Samu no estado.

Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br/santa-catarina/florianopolis-motolancias-para-driblar-congestionamentos-temporada-verao/