21 de abril de 2025
Frente Parlamentar convocará secretária para explicar sobre atraso no Cartão
Compartilhe:

O presidente da Frente Parlamentar de Prevenção às Tragédias e Defesa da Moradia Digna, da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputado Yuri Moura (Psol), vai convocar secretária estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosângela Gomes, para prestar esclarecimentos sobre o atraso no pagamento do Cartão Recomeçar.

O programa foi criado para oferecer apoio financeiro de R$ 3 mil a famílias de baixa renda impactadas por desastres naturais, mas vem sendo questionado por atraso nos pagamentos. Neste fim de semana, foi realizada uma audiência pública para debater o tema. Segundo a Frente Parlamentar, apesar de terem confirmado presença, ninguém do governo compareceu, o que forçou o deputado a optar pela convocação.

Desde as chuvas intensas do início do ano, a Frente Parlamentar tem trabalhado para acompanhar a implementação do cartão nos municípios atingidos. Mesmo com esses esforços, apenas 3 mil famílias das 29 mil afetadas foram contempladas, gerando insatisfação e denúncias de irregularidades.

“Recebemos diversos relatos de atrasos nos pagamentos, de pessoas que, até hoje, não receberam o Cartão Recomeçar ou tiveram dificuldades para se cadastrar no programa. O estado não enviar representação para uma audiência tão importante indica falta de compromisso com a situação dessas famílias. Vou convocar a secretária estadual de Desenvolvimento Social para que dê explicações”, disse o deputado. 

Além da convocação da secretária, a audiência encaminhou um pedido de reunião junto ao Ministério Público e Defensoria Pública para tratar sobre a transparência no cronograma de pagamentos do benefício. Yuri também anunciou que vai apresentar um projeto de lei que obrigue a divulgação de um calendário de pagamentos do Cartão Recomeçar e outros programas sociais do governo.

No mês passado, Yuri recebeu representantes das famílias de comunidades do município do Rio de Janeiro, como Jardim América, Fazenda Botafogo, Acari, Parque Colúmbia, Mangueirinha e São Cristóvão, atingidas pelas chuvas de janeiro deste ano. A reunião contou com a mediação dos movimentos Brigadas Populares e MTST, que têm atuado em suporte a estas famílias. Do encontro, surgiu a proposta da audiência desta sexta.

Alessandra Negriny, presidente da Associação de Moradores da ocupação Dandara, que em Coelho Neto, na Fazenda Botafogo, reclamou da falta de informações sobre o programa

“Desde a enchente de janeiro, teve a promessa do ‘Cartão Recomeçar’ porque muitas pessoas aqui perderam tudo. Teve gente aqui que perdeu tudo. E hoje, meses depois, esse cartão ainda não foi entregue. A gente liga e eles falam que o cartão já foi enviado às unidades de entrega, e ninguém liga, ninguém entrega cartão nenhum”, lamentou.

A Agenda do Poder acionou a secretaria estadual de Desenvolvimento Social e aguarda um posicionamento.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/frente-parlamentar-convocara-secretaria-para-explicar-sobre-atraso-no-cartao-recomecar/