A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, disse neste sábado (16) não ter medo de Elon Musk, dono do X (antigo Twitter), e utilizou uma expressão em inglês para atacá-lo.
“Fuck you, Elon Musk”, disse Janja, em uma expressão equivalente a “vá se foder”, ao se referir ao empresário que assumirá um cargo no governo do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump (veja vídeo abaixo).
Janja dispara “Fuck You, Elon Musk” em evento do G20 Social durante uma mesa sobre desinformação:#NoArNaCBN https://t.co/2LnrzT1Cvj pic.twitter.com/MtpZfZLNnH
— Rádio CBN (@CBNoficial) November 16, 2024
A declaração foi dada durante o Cria G20, painel do G20 Social, organizado pelo governo Lula (PT) para fazer uma ponte entre temas tratados pelo grupo e a sociedade civil.
Janja discursava sobre o combate à desinformação e a regulamentação das plataformas quando houve uma interferência em sua fala.
Em tom de brincadeira, ela disse: “Acho que é o Elon Musk”. Em seguida, emendou: “Eu não tenho medo de você. Inclusive, fuck you, Elon Musk”.
O painel no qual a primeira-fala fez uma fala tinha a presença do influenciador, Felipe Neto. Em seu discurso, que foi de improviso (ela estava na plateia), ela disse que o painel era um dos mais relevantes do encontro internacional.
“A gente falou da regulamentação das redes sociais, das plataformas. Sempre tenho falado que não é uma questão local, se a gente não fizer essa discussão de uma forma global, a gente não vai conseguir vencer. Não adianta ter leis no Brasil — e está difícil de acontecer, a gente sabe todos os empecilhos que tem –, se a gente não discutir essa questão de forma global”, disse.
“Discute nas Nações Unidas, mas a gente sabe que a nova governança global também precisa olhar para isso. Porque não adianta nada fazer isso, e os Estados Unidos chegarem e [dizerem] ‘não vamos fazer’. (…) Não é mais possível a gente viver nesse mundo digital de desinformação”, afirmou.
Os Estados Unidos, agora sob o comando de Trump, terão Musk no cargo de chefe do novo Departamento de Eficiência Governamental, junto com Vivek Ramaswamy, ex-adversário de Trump nas primárias do Partido Republicano. O anúncio foi feito na última terça-feira (12).
O Departamento de Eficiência Governamental é um órgão que será criado por Trump e terá a sigla DOGE, em provável referência à criptomoeda Dogecoin, apoiada por Musk em diversas ocasiões.
Não está claro qual será o papel do novo departamento dentro do governo americano —se ele terá poder de fato, ou se existirá apenas para analisar e propor a outros departamentos os cortes anunciados por Trump. No comunicado, o presidente eleito sugeriu que o departamento funcionará “do lado de fora do governo”, mas não entrou em detalhes.
A primeira-dama, que recebeu aplausos da plateia, teve a sua conta do X hackeada no final ano passado por alguém que passou a publicar ofensas contra ela, além de menções ao escândalo do mensalão e ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes.
O Palácio do Planalto informou à época que acionou a plataforma e a Polícia Federal. No X, a esposa do presidente possui 1,2 milhão de seguidores. A invasão ocorreu por volta das 21h30 e, às 22h35, a PF informou que, por solicitação da corporação, a plataforma X havia bloqueado o acesso do hacker ao perfil de Janja. Minutos mais tarde, as publicações do perfil da primeira-dama foram apagadas.
Na época, a primeira-dama disse na ocasião que foram feitos posts machistas e criminosos, “típicos de quem despreza as mulheres, a convivência em sociedade, a democracia e a lei”.
Com informações da Folha de S. Paulo.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/fuck-you-elon-musk-janja-xinga-dono-do-x-em-ingles-durante-painel-do-g20-social-video/