14 de agosto de 2025
Garantia-Safra pode mudar destino de 22 municípios do Norte e
Compartilhe:

O futuro do Programa Garantia-Safra para agricultores familiares do Norte e Noroeste Fluminense será debatido nesta sexta-feira (15), em uma reunião marcada para as 10h na sede da EMATER-RIO, em Italva (RJ). O encontro, organizado pelo Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (CIDENNF), pretende encontrar alternativas para assegurar o acesso dos produtores ao benefício.

A mobilização ganhou força após o veto presidencial ao projeto de lei que incluía 22 municípios da região no semiárido brasileiro, sob a jurisdição da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). A mudança afeta diretamente a possibilidade de acesso ao Garantia-Safra, que oferece apoio financeiro a agricultores que enfrentam perdas por estiagem ou excesso de chuvas.

A reunião foi articulada pelo secretário nacional de Assuntos Parlamentares, André Ceciliano, que confirmou a presença de prefeitos, lideranças locais, do senador Carlos Portinho (PL-RJ) e do deputado federal Lindberg Farias (PT-RJ). “A luta é para garantir que nenhuma família agricultora do Norte e Noroeste Fluminense fique desassistida e o presidente Lula está sensível a isso”, afirmou Ceciliano.

Além de discutir saídas para viabilizar o benefício, o encontro deve alinhar estratégias políticas para reverter ou mitigar os efeitos do veto. Lideranças regionais consideram a medida um obstáculo para a segurança econômica de centenas de famílias que dependem da agricultura de subsistência.

Serviço
Data: 15/08/2025
Horário: 10h
Local: Sede da EMATER-RIO – BR 356, km 77, Italva – RJ

Fonte: https://agendadopoder.com.br/garantia-safra-pode-mudar-destino-de-22-municipios-do-norte-e-noroeste-fluminense/