28 de novembro de 2025
Gazeta do Povo é finalista do Prêmio Ocepar de Jornalismo
Compartilhe:

A reportagem da Gazeta do Povo “Imigrantes encontram em cooperativas brasileiras refúgio, emprego e dignidade para recomeçar”, assinada pela jornalista Juliet Manfrin, é finalista do 17º Prêmio Ocepar de Jornalismo, promovido pela Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar).

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

Indicada entre os finalistas na categoria jornalismo impresso/digital, a reportagem mostra como milhares de imigrantes vindos de países em crise — Venezuela, Haiti, Ucrânia e regiões do Oriente Médio — têm reconstruído a vida no Paraná. O recomeço ganha força graças às agroindústrias e cooperativas que enfrentam escassez de mão de obra. Só na região oeste, onde vivem cerca de 10 mil estrangeiros, eles já representam até 30% das equipes em alguns setores.

Segundo a Ocepar, 14 finalistas foram selecionados pela comissão julgadora do prêmio, que teve 124 trabalhos inscritos na edição de 2025. Os finalistas estão disponíveis no site do órgão.

Os vencedores das categorias impresso/digital, radiojornalismo, telejornalismo e mídia corporativa serão anunciados no dia 12 de dezembro, durante cerimônia na sede da Ocepar, em Curitiba. Os finalistas também concorrem aos prêmios especiais Crédito e Unimed.

A reportagem de Juliet Manfrin já foi reconhecida como Destaque Oeste no 10º Prêmio de Jornalismo da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), neste ano.

VEJA TAMBÉM:

  • Setor produtivo do Paraná celebra concessão, mas alerta para disparidade no pedágio

  • História do Café das Mulheres, marca das cafeicultoras do Norte Pioneiro paranaense, foi contada na reportagem finalista do prêmio

    Gazeta do Povo é finalista do IV Prêmio de Jornalismo Cafés do Brasil

Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br/parana/gazeta-do-povo-finalista-do-premio-ocepar-de-jornalismo/