
Após mais de 84 horas em greve de fome, o deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) segue com sinais vitais estáveis, segundo boletim médico divulgado neste sábado (12). O parlamentar permanece acampado em um dos plenários da Câmara dos Deputados, em protesto contra o processo de cassação de seu mandato aprovado pelo Conselho de Ética na última quarta-feira (9).
Desde então, Glauber anunciou que permaneceria no prédio do Congresso e iniciaria um jejum como forma de resistência política. A decisão de cassá-lo ainda precisa ser votada em plenário, mas não há definição sobre quando o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), pautará a matéria.
A equipe médica que acompanha o deputado tem realizado avaliações diárias. De acordo com o médico Bernardo O. Ramos, que o examinou neste sábado, o parlamentar “apresentou sinais vitais estáveis, pressão arterial dentro de parâmetros de referência e pulsos vigorosos”. Segundo ele, “no geral, está em bom estado, apesar de algum abatimento, o que certamente se explica pelo seu jejum, ainda que seu brio seja indiscutível”.
Glauber está ingerindo apenas água, solução isotônica e água de coco. Na manhã deste sábado, consumiu meio litro de isotônico. De acordo com sua assessoria, ele tem dormido cerca de quatro horas por noite.
O processo de cassação contra o parlamentar teve início após um episódio ocorrido em abril deste ano, quando Glauber expulsou aos chutes e empurrões um manifestante do Movimento Brasil Livre (MBL) que havia entrado no plenário da Câmara. O Conselho de Ética entendeu que houve quebra de decoro parlamentar.
O deputado, no entanto, alega que é alvo de perseguição política. Ele responsabiliza o ex-presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), por articular o processo como retaliação por suas críticas ao chamado Orçamento Secreto. “Não vou perder para Arthur Lira”, declarou Glauber ao anunciar o protesto. “Levarei essa disputa política até o limite.”
A permanência do deputado nas dependências da Câmara, sem previsão para o fim da greve, pressiona a Mesa Diretora a dar um desfecho ao caso. Enquanto isso, Glauber segue firme em sua estratégia de resistência, buscando transformar a punição em bandeira política.
Com informações do g1.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/glauber-braga-completa-84-horas-em-greve-de-fome-na-camara-e-apresenta-sinais-vitais-estaveis/