18 de abril de 2025
Glauber Braga já perdeu dois quilos diz que manterá greve
Compartilhe:

Em protesto contra o processo de cassação de seu mandato, o deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) completou, às 11h desta sexta-feira (11), 59 horas em greve de fome. Segundo sua assessoria, a medida extrema é uma reação ao que ele classifica como uma “articulação golpista” dentro da Câmara dos Deputados.

Braga já perdeu cerca de dois quilos desde o início da greve, na última quarta-feira (9), informa a Agência Brasil. Para preservar a saúde, ele se submeteu a exames de sangue e recebeu meio litro de soro. Mesmo assim, garante que não pretende recuar. “Não vou voltar atrás em nenhuma das minhas decisões. Meu ato de estar aqui, em greve de fome, é minha resposta”, declarou o parlamentar, em pronunciamento.

O deputado afirmou que sua saúde está sob controle, apesar das horas sem alimentação, e reforçou os motivos que o levaram ao jejum voluntário: “Sei que há muitas pessoas preocupadas com minha saúde, mas quero dizer que estou bem. Quando isso tudo vai parar? Quando parar a perseguição que estou sofrendo por dizer verdades que não queriam que fossem faladas”.

Glauber vai a ato de solidariedade a colega vítima de gás lacrimogêneo

Durante a manhã desta sexta-feira, Glauber participou de um ato em apoio à deputada Célia Xakriabá (PSOL-MG), vítima de bombas de gás lacrimogêneo disparadas pela polícia durante uma manifestação indígena em Brasília, na noite de quinta-feira (10). Após o evento, ele retornou ao Plenário 5 da Câmara, onde está acampado desde o início do protesto.

O espaço, que foi palco da tumultuada sessão do Conselho de Ética, tem se transformado em um centro de solidariedade ao parlamentar. Parlamentares e apoiadores se revezam no local, oferecendo apoio e repercutindo o caso nas redes sociais. A assessoria do deputado afirmou que “centenas de pessoas já passaram pelo plenário”.

Apesar da intensa mobilização, a comunicação com a imprensa segue restrita a boletins divulgados por sua equipe. A próxima atualização oficial está prevista para as 19h desta sexta-feira.

O processo contra Glauber Braga no Conselho de Ética decorre de um episódio em que o deputado expulsou, com chutes e empurrões, um militante do Movimento Brasil Livre (MBL) do interior da Câmara, ação que foi interpretada por seus adversários como quebra de decoro parlamentar. O deputado, por sua vez, afirma ter agido em legítima defesa e acusa o relator do caso de parcialidade.

LEIA MAIS

Em greve de fome e dormindo no chão da Câmara, Glauber Braga toma isotônico e ouve NX Zero para se acalmar

Fonte: https://agendadopoder.com.br/glauber-braga-ja-perdeu-dois-quile-diz-que-mantera-greve-de-fome-ate-parar-a-perseguicao/