
O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) reagiu ao parecer do relator do seu caso no Conselho de Ética da Câmara, que recomendou sua cassação. O deputado Paulo Magalhães (PSD-BA) defendeu a perda de mandato do psolista após Glauber ter expulsado, com chutes, um militante do Movimento Brasil Livre (MBL) das dependências da Câmara em abril de 2024.
Braga acusa o ex-presidente da Casa Arthur Lira (PP-AL) de articular o relatório como retaliação às denúncias que vinha fazendo. Segundo ele, a decisão já estava “comprada” desde o início.
— Desde o começo, estava evidente que havia uma articulação do próprio Lira. Sabia que o relatório viria contra mim — afirmou a Bela Megale, de O Globo.
O parlamentar argumenta que Magalhães teria recebido direcionamento de emendas para cidades onde possui influência política em troca da decisão. Ele cita uma lista divulgada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino, que revelou a suspensão de R$ 4,2 bilhões em emendas do chamado “orçamento secreto”.
— Basta cruzar esses dados com as cidades onde Paulo Magalhães tem domínio político para ver que não luto contra ele, mas contra o esquema de orçamento secreto — declarou Braga.
Além disso, o deputado do PSOL afirma que Magalhães, antes de assumir a relatoria do caso, indicou que votaria por sua absolvição.
— Ele me encontrou na Câmara e disse: “Vi sua defesa, conte comigo”. Mas depois mudou de posição. Isso só confirma que se trata de uma perseguição articulada por Lira, que não aceita ser confrontado pelas denúncias que fiz.
Braga sustenta que sua atuação contra o orçamento secreto tornou-se um incômodo para Lira. Segundo ele, o ex-presidente da Câmara chegou a afirmar no plenário que ficaria satisfeito quando o parlamentar não estivesse mais no Congresso.
Outro episódio citado pelo deputado envolve sua esposa, a deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP). Ele acusa Lira de suspender a escolta policial dela, que havia sido concedida após o assassinato de seu irmão, como forma de represália.
Procurado, Arthur Lira não se manifestou sobre as acusações.
LEIA MAIS
Fonte: https://agendadopoder.com.br/glauber-diz-que-arthur-lira-esta-por-tras-da-articulacao-para-cassar-seu-mandato/