O apoio do PT ao deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) para a presidência da Câmara dos Deputados envolve uma articulação política mais complexa do que apenas a indicação para o Tribunal de Contas da União (TCU). De acordo com a presidente do partido, Gleisi Hoffmann, o apoio ao deputado “visa dar tranquilidade e previsibilidade à Câmara para aprovar a pauta do governo”, o que inclui pautas de grande importância, como a reforma tributária.
“A indicação para o TCU é apenas um dos elementos da negociação para o apoio ao deputado Hugo Motta. A negociação foi muito mais ampla e visa dar tranquilidade e previsibilidade à Câmara dos Deputados para aprovar a pauta do governo”, declarou Gleisi ao Brasil 247.
O acordo entre PT e Republicanos gerou reações pela relevância do TCU na fiscalização de contas públicas e pela intenção de que o PT, que nunca teve um representante na Corte, passe a indicar um nome para o órgão. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), confirmou o compromisso de apoio entre PT e Republicanos, explicando que buscou uma candidatura que unificasse os interesses de diferentes setores e promovesse consenso.
Além do tema do TCU, Lira mencionou a criação de uma comissão especial para debater o Projeto de Lei da Anistia em relação aos eventos de 8 de janeiro, com o objetivo de afastar o uso político da pauta. “Nós vamos dar a solução para isso dentro do meu mandato, conversando e ouvindo muito, como sempre faço”, afirmou o presidente da Câmara.
Com informações de Brasil 247
Fonte: https://agendadopoder.com.br/gleisi-afirma-que-apoio-do-pt-a-hugo-motta-e-estrategico-para-agenda-do-governo/