O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), optou por evitar críticas diretas ao ministro do STF, Alexandre de Moraes, em seu discurso neste sábado (7), durante ato bolsonarista na Avenida Paulista. No entanto, defendeu abertamente a anistia aos presos envolvidos nos ataques golpistas de 8 de janeiro, uma das principais reivindicações dos manifestantes bolsonaristas presentes.
“A nossa causa aqui é a liberdade, a anistia”, declarou Tarcísio, ressaltando a importância das “famílias dos presos políticos”. O governador destacou ainda que a falta de segurança jurídica está prejudicando o ambiente de negócios no país, afastando investimentos.
“Estamos aqui para celebrar o verde e amarelo, o amor à pátria e ao Estado Democrático de Direito”, disse, frisando a necessidade de garantir a liberdade de expressão e previsibilidade jurídica para atrair investidores.
Mesmo evitando menções diretas a Alexandre de Moraes, Tarcísio mantém uma relação amistosa com o ministro, já tendo inclusive consultado Moraes em decisões importantes de seu governo, como a escolha do procurador-geral de Justiça de São Paulo. No entanto, recentemente, o governador criticou a censura imposta por Moraes à entrevista da Folha com Filipe Martins, ex-assessor de Bolsonaro.
Governador não cita Ricardo Nunes, prefeito que tenta reeleição
No evento deste sábado, Tarcísio não mencionou o prefeito Ricardo Nunes (MDB), a quem apoia formalmente na disputa pela reeleição em São Paulo. A presença de Nunes foi discreta, sem discurso ou destaque, enquanto o nome de Pablo Marçal (PRTB) continua a ganhar força entre o eleitorado bolsonarista. De acordo com pesquisa Datafolha, Marçal lidera entre os apoiadores de Tarcísio, com 45% das intenções de voto, contra 30% de Nunes.
Tarcísio também voltou a elogiar o ex-presidente Jair Bolsonaro, reforçando seu alinhamento político: “Estamos com Jair Messias Bolsonaro. Sempre estivemos, sempre estaremos”.
Com informações da Folha de S.Paulo e do Estado de S.Paulo
Fonte: https://agendadopoder.com.br/governador-de-sao-paulo-evita-ataques-a-moraes-mas-defende-anistia-aos-presos-pelos-atos-golpistas-veja-video/