31 de outubro de 2025
Governador petista do CE comemora operação que matou criminosos do
Compartilhe:

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT-CE), comemorou nesta sexta (31) a morte de sete membros do Comando Vermelho durante um confronto com a polícia na última madrugada na cidade de Canindé, no sertão cearense. Embora contrarie a posição do próprio partido, de que as operações policiais devem ter a menor letalidade possível, o político parabenizou os agentes de segurança pela ação.

A operação ocorreu no momento em que criminosos do Comando Vermelho se preparavam confrontar uma facção rival para tentar dominar um bairro da cidade. No entanto, se depararam com as forças de cinco grupamentos policiais. Eles ainda tentaram arremessar granadas contra os policiais, o que levou os agentes a reagirem.

“Nenhum policial morto. Nenhum inocente alvejado. A população protegida. Parabéns à nossa Polícia Militar do Ceará”, disse Elmano de Freitas em uma rede social:

VEJA TAMBÉM:

  • “Ninguém enfrenta fuzil com beijinhos”, diz vice-presidente do PT contrariando partido

Pouco depois, a operação policial no sertão cearense também recebeu o elogio do governador Cláudio Castro (PL-RJ), da oposição ao governo federal, que ordenou nesta semana uma operação contra o Comando Vermelho, no Rio de Janeiro, que resultou na prisão de 113 presos e na morte de 117 pessoas apontadas como membros da facção.

“Parabenizo os policiais do Ceará e o governador Elmano de Freitas (PT) pela coragem e determinação no enfrentamento ao crime organizado. O episódio de hoje mostra, mais uma vez, que essa é uma guerra que não tem fronteiras e exige união entre os estados”, afirmou o fluminense também em uma rede social.

O Ceará é um dos estados que tiveram traficantes do Comando Vermelho mortos na operação no Rio de Janeiro – quatro “narcoterroristas neutralizados”, pontuou o secretário Felipe Curi.

De acordo com a polícia cearense, a operação desta madrugada apreendeu oito armas de fogo, sendo um fuzil, quatro pistolas, três revólveres, além de mais de 150 munições e drogas. O estado é o quarto mais violento do país em número de homicídios, tendo registrado um aumento de 9,85% no ano passado – 3,1 mil – segundo a última edição do Mapa da Segurança Pública do Ministério da Justiça (MJSP), divulgado em junho.

O Ceará vive um intenso confronto entre facções criminosas, principalmente o Comando Vermelho, que age até mesmo ordenando a saída de moradores de suas residências. No último dia 17, a Polícia Militar atendeu a ocorrências em Fortaleza de famílias que foram obrigadas a deixar suas casas em áreas periféricas, região metropolitana e interior por causa de brigas entre os grupos.

No mês passado, uma operação da Polícia Militar do Ceará prendeu dos jovens, baleou um terceiro suspeito e apreendeu uma grande quantidade de armas e munições, incluindo dois fuzis, pistolas e granadas.

Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br/brasil/governador-petista-ce-comemora-morte-membros-cv/