14 de agosto de 2025
Governadores de oposição usam evento do agronegócio para atacar Lula
Compartilhe:

O evento sobre agronegócio promovido pelo banco BTG Pactual em São Paulo, nesta quarta-feira (13), se transformou em um espaço de duras críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ao governo federal. Governadores de oposição ao Planalto, alguns cotados como pré-candidatos à Presidência em 2026, aproveitaram o palco para atacar a gestão petista.

Entre os mais enfáticos esteve o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que declarou que o “Brasil não aguenta mais o Lula” nem o PT. Ele foi acompanhado por Ronaldo Caiado (União Brasil), de Goiás, e Ratinho Jr. (PSD), do Paraná, que também direcionaram críticas à postura do presidente, especialmente nas relações com os Estados Unidos após o tarifaço imposto por Donald Trump a produtos brasileiros.

Ataques diretos e ironias
Caiado chamou Lula de “um anão na política” e afirmou que o presidente “não tem plano de governo”, além de acusá-lo de ter “arrumado briga com Trump” por questões ideológicas. Ratinho Jr. ironizou um vídeo recente de Lula comendo jaboticaba para criticar a tarifa de 50% anunciada por Trump. “É tanta loucura. É só ter alguém normal, que saiba sentar, montar uma boa equipe, se relacionar com os poderes e tratar as coisas sérias de forma séria. Não é comendo jaboticaba e fazendo ‘videozinho’ que vai resolver os problemas do Brasil”, disse o paranaense.

Nova geração na política
Ao lado do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), os três se colocaram como representantes de uma “nova safra” política, afirmando que têm as soluções para superar a crise fiscal e moral do país. “O país precisa virar essa página para uma nova geração e aqui tem uma parte dessa nova geração”, declarou Leite, destacando que, caso eleitos, “não vão decepcionar” o eleitorado.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/governadores-de-oposicao-usam-evento-do-agronegocio-para-atacar-lula/