O Governo do Estado deu um passo importante para promover a sustentabilidade e a inclusão social com a implantação de painéis solares em áreas de vulnerabilidade. A Lei 10.654/2025, de autoria do deputado Rosenverg Reis (MDB), foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), sancionada pelo governador Cláudio Castro (PL) e publicada no Diário Oficial, nesta terça-feira (07/01).
A nova legislação complementa a Lei 7.122/2015, que instituiu a Política de Incentivo ao Uso da Energia Solar no estado. Com a atualização, comunidades carentes poderão se beneficiar de energia limpa e renovável, promovendo economia para as famílias e contribuindo para a preservação ambiental.
A energia fotovoltaica tem baixo impacto ambiental, não gera resíduos poluentes nem gases de efeito estufa, ao contrário das usinas termelétricas que utilizam combustíveis fósseis. Além de não contribuir para o aquecimento global, essa tecnologia evita fenômenos como chuva ácida e neblina poluente.
“Atualizar uma legislação para ampliar os benefícios à sociedade é um grande avanço. Seguiremos trabalhando para que a energia solar se torne uma realidade cada vez mais presente, proporcionando economia à população e ganhos ao meio ambiente”, destacou o deputado.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/governo-do-rio-impulsiona-energia-solar-em-areas-carentes-com-nova-lei-sancionada/