20 de setembro de 2024
Compartilhe:

O governo dos Estados Unidos informou ao governo brasileiro que não possui registro se o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentou ou não um comprovante de vacinação contra a Covid-19 ao entrar no país em dezembro de 2022. A informação foi repassada nesta quinta-feira (18) pela Polícia Federal (PF) ao Supremo Tribunal Federal (STF).

A Procuradoria-Geral da República (PGR) aguardava essa resposta para decidir se irá denunciar Bolsonaro por um suposto esquema de fraude de cartões de vacinação.

O Departamento de Justiça dos EUA comunicou ao Ministério da Justiça do Brasil que o órgão responsável pela proteção das fronteiras (CBP, na sigla em inglês) não tem registro sobre a apresentação de comprovantes de vacinação ou alegações de imunização por Bolsonaro e outros membros de sua comitiva.

O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, encaminhou a questão à PGR e estabeleceu um prazo de 15 dias para manifestação.

Em março, a PF indiciou Bolsonaro, o tenente-coronel Mauro Cid e outras 15 pessoas sob suspeita de fraude nos cartões de vacinação. No mês seguinte, a PGR decidiu não apresentar uma denúncia imediatamente, solicitando mais diligências para esclarecer os fatos.

“É relevante saber se algum certificado de vacinação foi apresentado por Jair Bolsonaro e pelos demais integrantes da comitiva presidencial, quando da entrada e permanência no território norte-americano”, destacou o procurador-geral.

Com informações de O Globo

Fonte: https://agendadopoder.com.br/governo-dos-estados-unidos-diz-nao-saber-se-ao-entrar-no-pais-bolsonaro-mostrou-comprovante-de-vacinacao/