19 de janeiro de 2025
Deputados da Alerj farão sobrevoo de helicóptero em Imunana-Laranjal
Compartilhe:

A Advocacia-Geral da União (AGU) marcou uma audiência pública para a próxima quarta-feira (22) para discutir as recentes mudanças na política de moderação de conteúdo da Meta e as condutas de ódio nas redes sociais. O evento será realizado no auditório da Escola Superior da AGU, em Brasília, das 14h às 18h, reunindo representantes da sociedade civil, academia, plataformas digitais e órgãos públicos.

A iniciativa surge em resposta às críticas sobre as novas diretrizes da Meta, controladora de Facebook, Instagram, Threads e WhatsApp, que alteraram políticas relacionadas à moderação de conteúdo e combate à desinformação. A audiência pretende abordar o impacto dessas mudanças, incluindo a influência sobre grupos historicamente marginalizados, como mulheres, pessoas LGBTQIA+, imigrantes e pessoas com deficiência, além de discutir estratégias para conter conteúdos ilícitos e discursos de ódio.

Agências de checagem e especialistas foram convidados

A AGU destacou que também serão analisados os efeitos das alterações da Meta na sustentabilidade do jornalismo profissional e o aprimoramento de canais de denúncia para desinformação. Entre os participantes, estarão representantes dos ministérios da Justiça e Segurança Pública, Direitos Humanos, Cidadania, Comunicação Social e Fazenda, além de agências de checagem e especialistas em plataformas digitais.

As novas medidas da Meta foram anunciadas por Mark Zuckerberg e incluem cinco mudanças significativas, como o retorno de recomendações de conteúdos políticos por algoritmos, ajustes no filtro de remoção de postagens para priorizar violações graves e a reformulação das regras sobre discurso de ódio.

No entanto, o fim da checagem independente de fatos e a criação do sistema “Notas da Comunidade”, inicialmente implementado nos EUA, têm gerado controvérsias. Zuckerberg também informou que parte da equipe da empresa será transferida da Califórnia para o Texas, com o objetivo declarado de evitar “vieses”.

Com informações de O Globo

Fonte: https://agendadopoder.com.br/governo-marca-debate-com-sociedade-civil-sobre-mudancas-da-meta-e-discurso-de-odio-nas-redes/