11 de agosto de 2025
Com prisão do pai, Eduardo Bolsonaro prepara nova viagem a
Compartilhe:

Aliados de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) avaliam que o decano do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), poderão ser os próximos alvos de sanções impostas pelos Estados Unidos, infor a a colunista Bela Megale, do jornal O Globo. A percepção vem ganhando força no grupo político do deputado, que estará em Washington na próxima quarta-feira (13) para uma série de reuniões nas quais o tema deverá ser tratado.

Segundo interlocutores próximos, a expectativa é que eventuais punições tenham a chancela do presidente dos EUA, Donald Trump. No caso de Gilmar Mendes, a leitura é que ele estaria na mira por não atuar pelo isolamento do ministro Alexandre de Moraes e, ao contrário, ajudar em sua “blindagem”.

Em relação a Davi Alcolumbre, a decisão de não dar andamento ao pedido de impeachment contra Moraes — mesmo após a oposição reunir 41 assinaturas de senadores — é apontada por aliados de Eduardo como o motivo para que o presidente do Senado tenha entrado no radar. Na avaliação desse grupo, integrantes da gestão Trump passaram a considerá-lo mais uma autoridade que protege Moraes.

Apoio e divergências

De acordo com o colunista Lauro Jardim, em conversas com políticos e empresários na semana passada, Gilmar Mendes admitiu haver “certos excessos” nas decisões de Moraes, mas deixou claro que continuará a apoiá-lo.

A coluna também revelou que, no fim de agosto, Eduardo Bolsonaro disse a aliados ter atuado para excluir Luís Roberto Barroso, presidente do STF, e o próprio Gilmar Mendes da lista de autoridades brasileiras sancionadas financeiramente pelos EUA, com base na Lei Magnitsky. Segundo ele, o objetivo foi “dar mais tempo” para que ambos reconsiderassem suas posições em processos contra Jair Bolsonaro e na discussão sobre uma eventual anistia a golpistas.

A ação foi interpretada no STF como uma nova ameaça, e não resultou na construção de canais de diálogo entre a Corte e o deputado.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/grupo-de-eduardo-bolsonaro-articula-sancoes-dos-eua-contra-gilmar-mendes-e-alcolumbre-por-defenderem-moraes/