11 de fevereiro de 2025
‘Guerra comercial não faz bem a ninguém’: Padilha diz que
Compartilhe:

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), se manifestou contra a possibilidade de o Brasil entrar em uma “guerra comercial” após os Estados Unidos anunciarem tarifas de 25% sobre aço e alumínio importados do país. A medida, que entrará em vigor a partir de 4 de março, afeta diretamente as exportações brasileiras desses metais para os EUA.

Em um encontro com prefeitos em Brasília nesta terça-feira (11), Padilha afirmou: “Guerra comercial não faz bem para ninguém. O Brasil não estimula e não entrará em nenhuma guerra comercial”, como informou O Globo. A declaração do ministro reflete a posição do governo brasileiro sobre a nova política comercial dos EUA, que afeta uma parte significativa das exportações brasileiras desses produtos, com o Brasil sendo o segundo maior fornecedor de aço e alumínio para os americanos.

As tarifas anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foram formalizadas na noite de segunda-feira (10) e fazem parte de uma promessa feita pelo republicano no fim de semana. Em 2024, o Brasil exportou 4,08 milhões de toneladas de aço e alumínio para os EUA, ficando atrás apenas do Canadá, que liderou o ranking com 5,95 milhões de toneladas.

Com informações de Brasil 247

LEIA MAIS

Brasil descarta taxar big techs e avalia resposta à tarifa de 25% imposta por Trump

Fonte: https://agendadopoder.com.br/guerra-comercial-nao-faz-bem-a-ninguem-padilha-diz-que-brasil-nao-entrara-nesse-tipo-de-disputa-com-os-eua/