7 de agosto de 2025
Haddad cobra ação do empresariado contra sabotagem da oposição e
Compartilhe:

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, fez um apelo direto ao empresariado brasileiro para que mostre mais firmeza diante da atuação da oposição, especialmente a de extrema direita, informa o blog do Noblat, no portal Metrópoles. Em tom crítico, o ministro afirmou que o setor produtivo não pode mais se manter distante dos embates políticos que afetam o rumo econômico e institucional do país.

“O empresariado, além de vir para Brasília, tem que conversar com a oposição. Tem que passar a mão no telefone e ligar”, afirmou Haddad.

Segundo ele, há um esforço deliberado de parlamentares da oposição para obstruir iniciativas que impulsionariam o desenvolvimento nacional. O ministro apontou que, inclusive em pautas de interesse internacional, esses setores vêm adotando posturas que colocam o Brasil em desvantagem. Para Haddad, trata-se de uma estratégia consciente para sabotar o governo e, por consequência, o país.

Críticas à passividade diante de Bolsonaro e Trump

Haddad também lamentou a postura passiva de lideranças políticas de direita, especialmente de governadores de estados importantes, que evitam se posicionar claramente diante de atitudes autoritárias ou antidemocráticas.

Ele citou a recente prisão domiciliar de Jair Bolsonaro como exemplo de um momento em que essas lideranças preferiram o silêncio ou manifestações de apoio ao ex-presidente, mesmo diante de acusações graves e investigações em curso no Supremo Tribunal Federal.

A crítica de Haddad se estendeu ao comportamento de parte da elite política frente ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que voltou a ocupar o cargo após vencer as eleições no ano passado. Para o ministro, há um alinhamento ideológico cego que ignora os riscos institucionais trazidos por esse tipo de liderança.

“Eles dependem do apoio de Jair Bolsonaro e sua base, e hesitam em se posicionar com indignação diante da megalomania de Trump”, avaliou.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/haddad-cobra-acao-do-empresariado-contra-sabotagem-da-oposicao-e-critica-silencio-diante-de-bolsonaro-e-trump/