7 de fevereiro de 2025
Hugo Motta diz que Tarcísio, seu companheiro de Republicanos, deve
Compartilhe:

O presidente da CâmaraHugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que acredita que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), deve concorrer à reeleição, e não disputar as eleições em 2026 contra o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O parlamentar concedeu entrevista à rádio Arapuan FM, de João Pessoa, nesta sexta-feira, 7. Para ele, Tarcísio pode disputar o pleito em 2030.

“[Jair] Bolsonaro (PL) teria que dizer a ele em março ou abril [de 2026] para que ele pudesse renunciar. Eu não sei se em março ou abril a questão eleitoral dele estará resolvida”, disse. “Podemos aguardar se Bolsonaro terá a legalização jurídica ou não.”

Motta também afirmou que novas lideranças de centro devem ser protagonistas nas eleições presidenciais apenas em 2030.

“Não acho que para 2026 se tenha uma liderança que consiga furar essa disputa entre os dois líderes maiores que são o presidente Lula e o ex-presidente Bolsonaro”, declarou.

Em 2023, Bolsonaro foi declarado inelegível até 2030 pelo Tribunal Superior Eleitoral. A avaliação do colegiado foi de que ele usou do cargo para espalhar desinformação sobre o sistema eletrônico de votação e descredibilizar as urnas eletrônicas — o que teria impactado o pleito de forma direta.

Deputados federais de oposição se mobilizam para aprovar um projeto de lei complementar (PLP) de autoria de Bibo Nunes (PL-RS) para mudar a Lei da Ficha Limpa. A proposta foi protocolada em julho de 2023, logo após a condenação de Bolsonaro no TSE, e prevê um prazo de inelegibilidade de dois anos.

O governador de São Paulo negou nesta segunda-feira, 3, ter a intenção de concorrer à Presidência em 2026. ”Não sou candidato ano que vem a cargo federal”, disse depois de pesquisa de intenção de voto da Genial/Quaest mostrá-lo com 13% e empatado com o cantor sertanejo Gusttavo Lima (sem partido), que registrou 12%, e com o coach Pablo Marçal (PRTB), que teve 11%.

O presidente Lula lidera com 30% das intenções de voto a disputa pelo Palácio do Planalto num cenário com a presença de Tarcísio, que aparece com 13%.

O governador de São Paulo já havia desmentido ter planos de disputar a Presidência em dezembro do ano passado. Em entrevista, afirmou que pretende disputar a reeleição ao Executivo paulista. Na esfera federal, disse que vai apoiar Bolsonaro, caso a inelegibilidade se reverta, ou um nome indicado pelo grupo político do ex-presidente.

“Nós temos uma grande liderança da direita, que é o Bolsonaro, e eu entendo que o candidato viável vai ser o próprio Bolsonaro ou aquele que ele ungir”, avaliou na ocasião.

Com informações do jornal Estado de São Paulo, Estadão

Fonte: https://agendadopoder.com.br/hugo-motta-diz-que-tarcisio-seu-companheiro-de-republicanos-deve-concorrer-a-reeleicao-em-2026-e-nao-a-presidencia/