
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou uma reunião com líderes partidários para o dia 1º de abril, quando será discutida a urgência do projeto de lei de anistia para aqueles condenados pelos eventos de 8 de janeiro. A informação foi compartilhada por Motta durante uma conversa com o deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), líder do PL na Câmara, na última sexta-feira (21/3). A reunião contará exclusivamente com representantes de partidos que apoiam o requerimento de urgência.
Sóstenes expressou otimismo sobre a possibilidade de Motta pautar a urgência do projeto. Ele mencionou que, se a decisão for favorável, o presidente da Câmara deve levar a proposta à reunião geral de líderes na quinta-feira (3/4), com o objetivo de votar a urgência na semana seguinte. No entanto, o líder do PL fez um alerta: se Motta não atender ao pedido, ele promete obstruir os trabalhos legislativos.
Atualmente, pelo menos sete partidos estão dispostos a apoiar o requerimento, incluindo PL, União Brasil, PP, Republicanos, Novo, Podemos e PSDB.
Sóstenes também espera a adesão dos líderes do PSD e do Solidariedade. Embora Motta tenha sido procurado, não houve resposta. Até a semana anterior, ele indicava a intenção de enviar o projeto a uma comissão especial, o que prolongaria sua tramitação. Essa comissão teria até 40 sessões para analisar o projeto antes de uma eventual votação no plenário. Se a urgência for aprovada, a proposta poderá ser votada diretamente, evitando o trâmite pelas comissões temáticas.
Com informações de Metrópoles
Fonte: https://agendadopoder.com.br/hugo-motta-pretende-realizar-em-1o-de-abril-reuniao-para-decidir-sobre-urgencia-do-projeto-que-anistia-golpistas/