23 de abril de 2025
Hugo Motta proíbe manifestações com banners, cartazes e panfletos em
Compartilhe:

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), publicou uma decisão interna da Casa proibindo o uso de cartazes, panfletos ou demais objetos de manifestações no plenário e nas salas de comissões. Na mesma publicação em Diário Oficial da Câmara, Motta determina que “somente será permitida a permanência e circulação de pessoas que estejam adequadamente trajadas”.

“Observa-se que a utilização de cartazes e afins nos recintos dos Plenários prejudicam o bom andamento dos trabalhos legislativos, transformando o debate de ideias relevantes ao país que se espera que aconteça nas tribunas em discussões muitas vezes infrutíferas e ofensivas”, diz a justificativa.

Para a regra sobre trajes, Motta menciona Atos anteriores da Mesa Diretora obrigando o “uso de traje passeio completo ou uniforme”.

“Dessa forma, a presente determinação busca reafirmar os valores institucionais da Casa, garantindo que o ambiente legislativo permaneça compatível com o comprometimento e seriedade do trabalho aqui exercido”, afirma a justificativa.

Na semana passada, Hugo Motta deu uma bronca nos deputados do governo e oposição que estavam gritando no plenário “sem anistia” e “Lula ladrão”, empunhando cartazes, e impedindo o andamento das votações do dia. Os parlamentares exaltados não obedeceram ao comando da presidente em exercício, e terceira secretária da Mesa, Delegada Katarina (PSD-SE). Motta assumiu a sessão, disse para os deputados se acalmarem e em seguida fez um discurso de repreensão, dizendo que ele não é “frouxo” e não aceitará um comportamento de “jardim de infância”.

— O presidente está aqui para garantir a ordem. Não vamos permitir que esse ambiente (político) prejudique a nossa convivência. Não estou aqui para dizer o que cada deputado deve ou não defender, mas estou aqui para garantir que o regimento será cumprido, e o presidente saberá exercer o poder dessa presidência, se necessário for. O senhores saibam de uma coisa, eu não compactuei com atitudes como essas — disse.

Com informações de O Globo

Fonte: https://agendadopoder.com.br/hugo-motta-proibe-manifestacoes-com-banners-cartazes-e-panfletos-em-plenarios-da-camara/